Após o encerramento do prazo para validação e mensuração dos formulários enviados ao Cadastro Catarinense de Museus, no último dia 31 de julho, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), convida as instituições de todo o Estado a manterem seus dados atualizados, e às que ainda não preencheram o cadastro, que o façam para garantir a adesão ao Sistema. O Cadastro Catarinense de Museus atende ao eixo de Gestão da Política e do Plano Setorial de Museus (aprovado em 2013), e tem  por finalidade a criação de uma ferramenta de avaliação da atuação dos museus catarinenses. Até a data de corte, 136 museus haviam respondido ao questionário.
 
O desenvolvimento desse cadastro surgiu da necessidade de uma maior produção de informações, de forma sistêmica e periódica, sobre os museus no estado de Santa Catarina ao longo dos tempos. Neste sentido, torna-se estratégico identificar o panorama museal do estado e elaborar um diagnóstico mais aprofundado que identifique suas potencialidades e limitações. Uma possibilidade de gerar indicadores sobre o setor, fundamental para a elaboração das metas do Plano Setorial de Museus e, consequentemente, qualificar as propostas de políticas públicas para os museus. 
 
O objetivo desse trabalho é apresentar os dados para a análise do campo museal para a sociedade e oferecer parâmetros orientadores para a ação dos museus no estado. Com isso fomenta-se as discussões das políticas e ações voltadas aos museus e se torna possível propor novos rumos à elaboração de produtos para o desenvolvimento do setor.
 
Entretanto, o SEM/SC reforça a solicitação para que as demais instituições que ainda não encaminharam suas informações, as enviem pois o Cadastro Catarinense de Museus é um programa contínuo de coleta e atualização do campo museológico em Santa Catarina. A adesão ao Sistema Estadual de Museus, agora, estará vinculada ao preenchimento e fornecimento das informações do Museu ao Cadastro.
 
• Solicite seu caderno de orientações para o preenchimento do Cadastro Catarinense de Museus: 3664-2604 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Download do cadastro: pdf | tamanho: 19.19 MB | BAIXAR

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC