“A história é a escola da vida, o museu é seu documento”. A frase, estampada no Museu do Milho, localizado no parque de exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê (SC), traduz a vocação desse local: mostrar como viviam os pioneiros da colonização do oeste catarinense. O Museu do Milho é uma casa antiga que expressa a diversidade de culturas e de raças que representam o nosso município, destacando o cultivo do milho e as formas antigas de trabalho.

Com área construída de 217.90 m² de tijolo maciço sem reboco, cobertura de telha cerâmica, piso de concreto desempenado com forro e aberturas de madeira. Também faz parte no contexto externo um roda d´agua, um poço, um forno, manjolo, um moinho de pedra que produz farinha, cascata natural com bica d´agua e é cercado por taipas. 

Na parte interna do museu um acervo de mais de 400 peças e todo um cenário representando a cultura local, principalmente a forma de vida e de sobrevivência dos nossos antepassados. Sempre mantido pelo Departamento de Cultura do município de Xanxerê o Museu passou a ser uma das maiores atrações não só no período da FEMI, mas para toda comunidade xanxerense e turistas que visitam o local durante o ano todo. 

Localização do museu: Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi - BR-282 - Linha Três Pontes - Xanxerê (SC)

Telefone: (49) 3433-9571
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas

Fonte: Museu do Milho