A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com inscrições abertas para a Oficina de Pífanos, que ensinará a construir e tocar a flauta tradicional brasileira. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, pelos telefones (48) 3664-2638 (das 8h às 13h) e 3664-2639 (das 13h às 19h). As aulas iniciam-se no dia 13 de maio e serão ministradas pelo professor Bernardo Sens no Centro Integrado de Cultura (CIC). A oficina é gratuita.
 
Serão oferecidas quatro turmas, de acordo com o grau de conhecimento dos participantes. A idade mínima para participação é de 12 anos (exceto para a Turma IV). Confira o quadro de horários:
 
Turma I - Iniciante
Quando: terças-feiras, das 15h30min às 17h.
Período: de 13 de maio a 15 de julho de 2014.
Sinopse: construção do pífano e prática musical com objetivo de desenvolver a técnica do instrumento e repertório inicial.
 
Turma II - Intermediário
Quando: terças-feiras, das 17h30min às 19h.
Período: de 13 de maio a 15 de julho de 2014.
Sinopse: prática de repertório típico e criação musical.
Pré-requisito: possuir um pífano na tonalidade de dó maior e habilidade para tocar músicas simples.
 
Turma III - Iniciante
Quando: sextas-feiras, das 10h às 11h30min.
Período: de 16 de maio a 18 de julho de 2014.
Sinopse: construção do pífano e prática musical com objetivo de desenvolver a técnica do instrumento e repertório inicial.
 
Turma IV - Infantil
Quando: quintas-feiras, das 16h às 17h.
A partir de 15 de maio
*Idade recomendada: de 8 a 10 anos. 
Sinopse: construção do pífano, práticas e brincadeiras musicais com objetivo de desenvolver a musicalidade, técnicas básicas do instrumento e repertório inicial.
 
Sobre o Pífano
 
Instrumento musical versátil, o pífano é comumente usado em músicas folclóricas e em gêneros musicais como baião, frevo, choro, ciranda, entre outros. Possui todas as 12 notas da escala musical e alcança uma extensão de 2 a 2 ½ oitavas. É afinado em tons específicos, de acordo com as dimensões do material utilizado.
 
O pife foi adaptado das flautas populares europeias e, no Brasil, sofreu influências indígenas, sendo construído tradicionalmente com bambu. Atualmente, é construído com diversos materiais, tais como metal, plástico e madeira, e utilizado em festas populares, cerimônias cívicas e religiosas na maior parte do país. O curso proporcionará, inicialmente, a construção do pífano de cano de PVC e, ao longo das aulas, de bambu. Ao final dos primeiros encontros, os participantes terão seu próprio instrumento e desenvolverão o repertório tradicional de músicas regionais.
 
Serviço: 
O quê: Oficina de Pífano da FCC
Onde: Oficinas de Arte - Sala 10 - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica - Florianópolis - SC
Idade mínima: 12 anos, exceto para a Turma IV.
Número de vagas: 12 em cada turma.
Oficina gratuita.
 
Informações e inscrições: 
Telefone: (48) 3664-2638 (8h às 13h) / 3664- 2639 (13h às 19h).

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC