Três curtas-metragens da safra recente de Santa Catarina agora tem distribuição para todo o Brasil. A circulação nacional vai ser celebrada na quarta-feira (14), às 19 horas, quando os filmes serão exibidos na Fundação Cultural Badesc. Após a sessão haverá um debate com diretores e com o distribuidor sobre distribuição independente.

Os filmes são A Mão do Macaco, de Jefferson Bittencourt, ângelo o Coveiro, de Renato Turnes e Se eu Morresse Amanhã, de Ricardo Weschenfelder, que estarão à venda em www.faganello.com.

Com estes três títulos já são nove filmes de Santa Catarina circulando por todo o Brasil através do site.

"São trabalhos originais e tecnicamente perfeitos", diz Chico Faganello, responsável pela distribuição dos filmes. ?Por isso entram na filosofia da nossa distribuidora, que é a de trabalhar com filmes de qualidade?.

Os três curtas tem muita coisa em comum. Primeiro em relação a temática, que dialoga com os enigmas da alma. Além disso, foram realizados por jovens diretores que tem grande preocupação com o profissionalismo e a conquista do público, e todos são amigos (Renato e Jefferson fazem parte da Vinil filmes, e Ricardo usou quase a mesma equipe para o seu curta).

?Não adianta esperar pelo governo ou pelo circuito normal?, diz Chico Faganello, também cineasta que ?há anos? vive na pele a dificuldade para distribuir seus filmes. Por isso decidiu montar a distribuidora virtual como tentativa de furar o bloqueio existente aos filmes independentes e dirigidos aos nichos de mercado. ?Está funcionando, o trabalho flui e circula?, avalia. Os filmes serão vendidos, em média, a R$ 13,00 e os consumidores podem comprar de todo o Brasil, recebendo o DVD em casa.

SINOPSES

A Mão do Macaco, de Jefferson Bittencourt, Florianópolis, 2008, 25min.

Sandra e Lucas comemoram o aniversário da mãe. Na madrugada, após a festa, um estranho visitante traz para a casa da família um sinistro objeto: a mão decepada de um símio, que ele diz ser capaz de realizar os desejos de seu possuidor. A câmera caseira que registrava a festa torna-se agora a testemunha dos fatos misteriosos que encaminham a história dos irmãos para um desfecho assustador. Uma adaptação contemporânea do conto clássico de W.W. Jacobs.

ângelo, o Coveiro, de Renato Turnês, Florianópolis, 2009, 20min

ângelo é um coveiro que vive no cemitério de uma grande cidade. Um clown soturno, carente e sensível. Um monstro atrapalhado. Cercado pelas assombrações que não o deixam em paz e pelas ameaças do esquisito mundo dos vivos, suas jornadas de trabalho são bizarras aventuras do outro mundo. Mas quando ângelo conhece uma bela e misteriosa moça, a possibilidade do amor verdadeiro pode mudar para sempre o rumo de sua vida cinzenta. ângelo, O Coveiro é um filme de terror absurdo, uma comédia sinistra e impagável, o show solitário de um adorável palhaço expressionista

Se eu morresse amanhã, de Ricardo Weschenfelder, Florianópolis, 2009, 22min.

O homem é um pacato bibliotecário que possui uma estranha obsessão: ele visita enterros e se faz passar por conhecido dos mortos. Até que conhece Marta, uma pesquisadora de literatura, com os mesmos interesses mórbidos. A atração entre os dois muda o rumo de suas vidas.