Na manhã desta sexta-feira, 25, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edinho Lemos, apresentou um balanço das ações e resultados do órgão durante o ano de 2022. Com a presença de servidores da FCC, produtores culturais, artistas e imprensa, foram divulgados dados de investimentos no setor cultural por meio de editais, programas de incentivo, capacitação, convênios e restauro de espaços culturais.

Um dos destaques foi a implementação do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) que, até o momento, teve 251 inscrições, 97 projetos aprovados e R$ 45,6 milhões aprovados para captação.

“O Programa de Integração e Descentralização da Cultura (IDC) está sendo um grande sucesso. É um projeto de circulação de espetáculos gratuitos que chegará a 291 municípios até a primeira semana de dezembro, totalizando 600 apresentações. Estima-se que o público atingido por essa iniciativa seja de 70 mil pessoas”, enfatizou Edinho.

O Prêmio Catarinense de Cinema e o Edital Elisabete Anderle, ambos em andamento, tiveram acréscimo de cerca de 60% no valor deste ano e seguem atendendo projetos culturais de todas as regiões de Santa Catarina.

Além disso, foram citadas melhorias, restauros e reaberturas de espaços culturais administrados pelo órgão, como o setor infantojuvenil da Biblioteca Pública de Santa Catarina, a recuperação da Casa de Campo do Governador Hercílio Luz e a revitalização do Centro Integrado de Cultura (CIC). A criação da Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis, também foi uma das realizações de destaque.

A apresentação do relatório foi realizada no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC).