lancamento correios 1O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IGHSC) sediou nesta terça-feira, 31, a cerimônia de lançamento de um selo postal dos Correios em homenagem a Anita Garibaldi. Trata-se de uma emissão conjunta no Brasil e no Uruguai, comemorativa ao Bicentenário de Nascimento da catarinense.

"Anita é uma mulher muito importante e merece ser reverenciada. É símbolo da luta pela igualade das mulheres", destacou o presidente Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edinho Lemos.

Segundo o historiador da FCC, Fábio Andreas Richter, duzentos anos após seu nascimento, Anita Garibaldi é considerada um símbolo de amor, determinação, bravura e capacidade de luta por ideais, sendo homenageada das mais diversas formas, no Brasil e na Itália. Seu nome também denomina grupos culturais nativistas, coletivos de lutas sociais e feministas. “Lembrar de Anita, de sua vida, suas lutas e ideais também é uma forma de destacar o inconformismo e a busca pela superação das adversidades, qualidades fundamentais ao ser humano para fazer frente aos seus desafios na construção de um mundo melhor”, escreveu o pesquisador.

:: Saiba mais sobre a trajetória de Anita Garibaldi

Além desta cerimônia, na segunda-feira, 30 de agosto, foi realizada outra solenidade de lançamento do Selo no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Selos especiais

selo correiosAnita Garibaldi já estampou dois selos postais. Com a reforma monetária de 1967, o cruzeiro foi substituído pelo cruzeiro novo. Em abril daquele ano, o primeiro selo emitido com tarifa na nova moeda tinha o valor facial de 5 centavos e homenageava Anita Garibaldi, integrando a série “Mulheres Famosas do Brasil”. Já em 1971, foi lançado a emissão comemorativa dos150 anos de nascimento da heroína.

A arte desta emissão é uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também o desenho de uma rosa, símbolo da homenageada. Foram usadas três cores, que, em conjunto com a cor do papel, representam o Brasil, país de nascimento de Anita, e Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação do país.

A técnica usada foi computação gráfica e impressão calcográfica (intaglio). Com tiragem de 120 mil exemplares e valor unitário de R$ 3,55, os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual e nas maiores agências dos Correios.

 

Ascom FCC, com informações do site dos Correios
Foto: Carolina Rios/FCC
Arte: Correios