O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), João Roberto Deschamps, assinou na tarde desta terça-feira (24) a renovação do termo de cooperação técnica entre a entidade e a Fundação Catarinense de Cultura. A assinatura ocorreu na sede da FCC, em Florianópolis, onde Deschamps foi recebido pelo presidente da instituição, Edinho Lemos.

O convênio prevê que a Adjori encaminhará à FCC jornais impressos editados por empresas jornalísticas de Santa Catarina. Os periódicos farão parte do acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), onde serão numerados e ficarão à disposição da sociedade catarinense para que estudantes, pesquisadores, historiadores e demais interessados realizem suas pesquisas.

"A renovação desse convênio é muito importante para Santa Catarina. Estamos falando de um relevante acervo, que está disponível para a população catarinense, por meio da Biblioteca Pública do Estado", comemorou Lemos.

Os periódicos serão encaminhados à BPSC depois de inseridos no sistema Cadastro Catarinense de Jornais (CCJ), sistema desenvolvido e coordenado pela Adjori/SC para cadastramento dos exemplares físicos e certificação e comprovação da regularidade na impressão/datas de circulação. Além disso, o CCJ fornece à empresa jornalística cadastrada um certificado de regularidade do jornal, comprovando que aquele CNPJ circula com a regularidade informada e declarada à Secretaria Executiva de Comunicação, do Estado de Santa Catarina.

"Graças a esse convênio temos um acervo da história de todo o Estado. É uma forma de deixarmos um legado para a população", pontuou Deschamps.