Dolores Carolina Tomaselli é a nova presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Nomeada pela governadora interina Daniela Reihner no dia 26 de abril, ela tomou posse do cargo nesta quinta-feira, dia 29.

Formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-graduação em Museologia, mestrado em História e em Engenharia de Produção, Dolores tem mais de 35 anos de serviços prestados ao setor cultural catarinense. Atuou como diretora executiva da antiga Fundação Cultural de Joinville, município no qual dirigiu o Museu Nacional de Imigração e Colonização, além de ter sido gerente de Cultura e Turismo na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. Atualmente, é vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e membro do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Dolores chega à FCC focada em dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos pela equipe, e reforça a importância de fortalecer mecanismos de fomento à cultura, principalmente durante o período pandêmico. “A prioridade é concluir a regulamentação da Lei do Mecenato, que a sociedade tanto espera, e lançar novos editais”, adianta.

Novos diretores

Além de nova presidente, a FCC passa a ter dois novos diretores: Lélia Pereira Nunes assume a Diretoria de Patrimônio Cultural, e Luiz Henrique Fontão fica à frente da Diretoria de Arte e Cultura.

Lélia tem ampla contribuição à cultura catarinense. É escritora, professora aposentada da UFSC, já integrou o Conselho Estadual de Cultura (CEC), é sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e, entre outras atividades, é, desde 2013, membro da Academia Catarinense de Letras (ACL), onde ocupa a cadeira número 26.

Fontão é violinista, tem larga experiência como professor. Entre as diversas funções que já exerceu, foi assistente de Gestão Estratégica e chefe do Centro Estadual da Fundacentro e diretor de Assuntos Comunitários e Eventos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.