Atualização: reunião adiada para 27 de janeiro.

 No próximo dia 25, segunda-feira, a Fundação Catarinense de Cultura realiza uma reunião virtual com os integrantes da Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, que será celebrado em 2021. O intuito é implementar um calendário de eventos e ações que marcarão a data.

Para 2021, o objetivo da FCC é organizar um seminário internacional (a ser realizado em agosto), promover uma exposição sobre a história de Anita Garibaldi no Museu Histórico de Santa Catarina (em março) e executar, em parceria com outros órgãos, um concurso cultural em escolas públicas catarinenses, além de incluir o tema em atividades didáticas da própria FCC. Em breve será lançado o livro Uma Rosa para Anita, realizado em parceria com o Instituto CulturAnita, de Laguna, Assembleia Legislativa e instituições italianas.

Ações já realizadas

Após a oficialização da Comissão Estadual, em 2019, foram realizadas diversas reuniões para tratar do tema com as entidades e municípios envolvidos. Naquele ano, no mês de agosto, ocorreu o plantio de mudas da Rosa de Anita em três cidades catarinenses, contando com a presença de uma comitiva italiana e uma representante do Uruguai. Tubarão, Laguna e Imbituba receberam mudas da flor desenvolvida na Itália, especialmente para marcar o bicentenário do nascimento da catarinense. Antes disso, a FCC participou de videoconferência para lançar as comemorações e estreitar relações com a Itália.

Em fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia, foi feito o plantio da Rosa de Anita em outras cidades contando, inclusive, com a presença de Annita Garibaldi, bisneta de Giuseppe e Anita Garibaldi. Na ocasião, a flor foi plantada em Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos e Garopaba, além do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina, na capital.

Em agosto de 2020, de forma virtual devido à pandemia, foi realizado o evento Rumo ao Bicentenário de Anita, com o lançamento da quinta edição do livro “Anita: a guerreira das Repúblicas e da Liberdade”, de autoria de Adílcio Cadorin (Instituto CulturAnita), viabilizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle. Em novembro o Bicentenário de Anita Garibaldi foi inserido no XXV Congresso Internacional de Antropologia da Iberoamerica. Ainda em 2020 a Escolinha de Arte da FCC elaborou atividade educativa sobre a Rosa de Anita.

A comissão estadual é composta por diversos órgãos estaduais como Secretaria de Assuntos Internacionais, Secretaria de Educação, Casa Civil, Santur, Instituto CulturAnita, prefeituras e entidades públicas e privadas, com coordenação da FCC. Na Itália, os parceiros são Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.