Na tarde desta quinta-feira (20), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promoveu uma transmissão on-line voltada aos municípios, com informações de alinhamento de estratégias para a operacionalização da Lei Aldir Blanc em Santa Catarina. Participaram da transmissão feita pelo canal de vídeos da FCC no YouTube técnicos da FCC que fazem parte da comissão organizadora da Lei no estado, além de representantes de entidades do setor em âmbito nacional envolvidas na regulamentação.

O encontro virtual reuniu centenas de representantes municipais, de todas as regiões do estado, interessados em conhecer mais sobre a Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, chamada Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo no 6, de 20 de março de 2020; e dá outras providências.

Entre os temas abordados pelos convidados, estiveram a construção da Lei em âmbito nacional, a operacionalização dela em Santa Catarina, a importância dos indicadores gerados pela plataforma Mapa Cultural SC, além de detalhes sobre os incisos I e III do Art. 2o da legislação, que falam sobre as ações nas quais os recursos devem ser aplicados.

Por fim, foram prestadas orientações para identificação dos trabalhadores e fazedores da cultura e espaços culturais em Santa Catarina a repassadas proposições e orientações para os municípios. As dúvidas do público, enviadas pelo chat da transmissão, foram respondidas pelos participantes na parte final do encontro.

O vídeo da transmissão estará disponível para visualização no canal de vídeos da FCC no YouTube.

Próxima reunião

Nesta sexta-feira (21), às 18h30, haverá uma nova transmissão ao vivo a repeito da Lei e, desta vez, o objetivo será reunir todas as entidades representativas dos segmentos culturais do estado para debater a operacionalização da Lei em Santa Catarina. O público poderá acompanhar novamente pelo canal de vídeos da FCC no YouTube. Dúvidas e propostas podem ser enviadas pelo link bit.ly/setoriais-aldir.