Em setembro, teremos uma edição especial do Masc Museu Musical, excepcionalmente numa segunda-feira (15), às 18h, no salão expositivo do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). A apresentação será do grupo de fado português Fados de Medicina do Porto. A entrada é livre e gratuita para toda a comunidade.

Fundado no ano de 1992 e permanecendo em atividade ininterrupta até aos dias de hoje, o Grupo de Fados de Medicina do Porto (Portugal) apresenta-se com o intuito primordial de divulgar e engrandecer a Canção de Coimbra, dando assim voz ao mais puro academismo estudantil português.

Fruto do anseio (e, talvez, devaneio) de alguns membros da Tuna de Medicina do Porto de então (1992), nasceu o Grupo de Fados de Medicina do Porto, cumprindo o seu destino no seio Faculdade de Medicina e, de um modo mais lato, na própria Academia do Porto.

Da Sé do Porto à Casa da Música, das Monumentais Serenatas às Grandes Noites de Fado Acadêmico, o percurso do Grupo de Fados de Medicina do Porto pauta-se por momentos de exaltação incondicional da canção de matriz coimbrã, não só em atuações mas também por registos eternizados em CD. São dois os trabalhos discográficos registados até a data pelo Grupo: "Serenata", editado em 2004 pela 3ª formação, e o mais recente "Coimbra num Porto de abrigo", editado em 2007 pela 4ª formação. Atualmente, encontra-se em gravação o terceiro destes trabalhos, intitulado "Porto de Honra", da responsabilidade da 5ª e da (atual) 6ª formação e que será lançado pelo mês de abril, altura em que se comemorará também os 20 anos de existência do Grupo.

Integrantes:

Francisco Machado (guitarra clássica)

Pedro Queirós (guitarra portuguesa)

Rui Magalhães (guitarra portuguesa)

Filipe Machado (guitarra clássica)

Ricardo Soares (voz)

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC