Diversos livros e revistas antigas foram entregues à Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) após passar pro processo de restauro, realizado por meio do projeto “Conservação e restauração de obras raras do setor de Santa Catarina da Biblioteca Pública de Santa Catarina”, formalmente iniciado em 03 de outubro de 2022 em parceria com o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LABCON) da UFSC.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) possui um setor que preserva o patrimônio bibliográfico catarinense. Este setor está desenvolvendo o projeto "Coleção Barriga Verde" que conta com variado repertório documental contendo manuscritos, obras bibliográficas, periódicos e demais documentos históricos que contemplam a História de Santa Catarina. De tipologia variada, são obras dos Séculos XIX e XX que retratam aspectos políticos, o cotidiano social, a educação e as artes. A partir do diagnóstico geral do acervo, realizado pelo Prof. Cezar Karpinski e pelas Conservadoras e Restauradoras Ana Lúcia Bergamo e Rita de Cássia Castro da Cunha, especialistas em papel, foi elaborado um projeto de extensão com o objetivo de aplicar ações conservação e restauração na seção de obras raras relacionadas ao setor catarinense.

Após o diagnóstico, os livros passaram pelo tratamento de higienização, efetuado com trincha macia e pó de borracha. Esse procedimento removeu as sujidades e demais elementos aderidos ao suporte no decorrer de sua existência e uso. Tanto o diagnóstico, quanto a higienização mecânica, contaram com a participação de voluntários, a partir de uma chamada pelo Instagram do Labcon. A sociedade catarinense respondeu com muito empenho ao convite e, para alocar todos as pessoas interessadas em colaborar, foi necessário ampliar os dias de trabalho. Foram 25 voluntários, distribuídos em três frentes de trabalho, sempre às quartas e sextas-feiras à tarde no Laboratório de Restauração da Biblioteca Pública e às sextas-feiras pela manhã no Labcon. 

É importante salientar que os materiais e equipamentos utilizados nos processos de conservação e restauração são do Labcon, com repasse de alguns papeis que faziam parte do estoque do laboratório de restauração da biblioteca. Todos os papeis, colas e solventes utilizados no processo de restauração obedecem aos padrões técnicos de conservação e restauração utilizados no Brasil e no exterior, muitos deles importados e de alto custo. 



obras da bpsc restauradas