Neste 31 de março de 2022 celebram-se os 200 anos de nascimento do naturalista Fritz Müller. E como parte das comemorações pela data, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), disponibiliza ao público para download o Levantamento Bibliográfico Fritz Müller (1858-1897).

:: Acesse o arquivo aqui

A pesquisa, realizada nos jornais catarinenses que fazem parte do acervo da Biblioteca e foram digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense e Biblioteca Nacional, tem por objetivo auxiliar pesquisadores, facilitando a localização de matérias e notas disponíveis sobre a passagem de Müller por Desterro e Blumenau, veiculadas na imprensa da época.

Sobre Fritz Müller

Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897), conhecido como Fritz Müller, era biólogo, médico e naturalista nascido em Erfurt, na Alemanha. Em 1852 mudou-se com a família para a Colônia Blumenau (Blumenau-SC). Posteriormente, por meio do Presidente da Província de Santa Catharina João José Coutinho, passou a residir em Desterro (atual Florianópolis) para lecionar no Lyceo Provincial.

Durante sua passagem por Desterro (1856-1867), Fritz Müller foi um assíduo frequentador da Bibliotheca Pública da Província de Santa Catharina (atual Biblioteca Pública de Santa Catarina). As visitas de Fritz estão registradas no “Livro de Frequência de Consulentes de 1867”. Ele e seus colegas professores do Lyceo eram, na maioria das vezes, os primeiros a chegar à Biblioteca, e realizavam pesquisas em materiais variados como jornais, livros e mapas.

A rotina de Fritz no espaço está registrada no livro de frequência que foi digitalizado pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também está disponível ao público o livro “Artigos Publicados na Europa”, de 1861. Trata-se de um compilado de estudos realizados por Fritz Müller e veiculados em revistas científicas da Europa, ricamente ilustrado.