Mais uma ação no Bicentenário de Anita Garibaldi: quem visitar o hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina poderá conferir os trabalhos de alunos da Academia de Belas Artes de Roma, feitos sob supervisão da professora Veronica Piraccini, em homenagem à heroína de dois mundos. 

Também estão expostos os nove textos vencedores do Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e apoio Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Academia Catarinense de Letras.

Os trabalhos podem ser conferidos até 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Ano de Anita

Essa programação integra o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense. O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, como Instituto CulturAnita, de Laguna e, na Itália, os parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.