Capacitar pessoas para atuarem como ledoras de audiolivros para quem tem limitações de leitura e transtornos específicos é o objetivo da nova edição da formação que a Biblioteca Pública de Santa Catarina está promovendo em parceria com o Projeto Releituras - Livro Acessível. O Curso de formação de Ledores de Audiolivro ocorrerá no dia 21 de agosto, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, por meio online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em bit.ly/ledoresdeaudiolivroAGO21

Os participantes receberão instruções básicas sobre o processo de preparação vocal e gravação de audiolivros. O conhecimento poderá ser utilizado para trabalhos voluntários ou como porta para especialização profissional na produção destes materiais.

Além de compreender o contexto atual da deficiência no Brasil, os participantes ainda entenderão os processos neuropsicológicos envolvidos no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dificuldades de aprendizagem; conhecerão as técnicas de leitura; empregarão técnicas de transcrição; descreverão imagens e gráficos de modo acessível. A capacitação é voltada a pessoas interessadas no assunto, independente de formação prévia ou área de atuação.

Será fornecido certificado de curso livre, emitido pela Rede Pedagógica, autorizado por Lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96). Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos profissionalizantes de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

Projeto Releituras

O Projeto Releituras - Livro Acessível é uma iniciativa independente que produz soluções de áudio para acessibilidade de informação e inclusão social, para pessoas com limitações de leitura por razões físicas, cognitivas ou sensoriais. Seu público-alvo são crianças, jovens, adultos e idosos deficientes visuais (baixa visão, cego) e tetraplégicos; dislexos; com TEA, TDAH e outras síndrome; pacientes de hospitais e asilos; pessoas que gostam de material em formato de áudio.

Todo material do projeto é gravado por voluntários em formato MP3 (audiolivros, literatura em formato de radionovela, informativos e materiais didáticos em multinarração). Atualmente, o projeto possui uma webrádio, a primeira rádio do Brasil que toca livros, biografias de artistas e escritores brasileiros, disponibilizando material de domínio público e textos autorais (doação voluntária de escritores) para todas as pessoas que se interessam por material em áudio.