Atualização: evento cancelado como prevenção de disseminação do coronavírus.

 

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) realiza mais uma edição do Projeto Roda de Conversa no dia 18 de março, a partir das 18h30. O título será “Pela terra e pelo mar: a mobilidade urbana em Florianópolis”, e o intuito é fazer alusão ao aniversário de 347 anos de fundação da cidade. Os convidados desta edição são os professores Nereu do Vale Pereira e Elson Manoel Pereira, com a mediação do arquiteto Fabiano Teixeira dos Santos.

"O aniversário de Florianópolis suscita a vontade de celebrar a cidade e sua memória. Dentre os inúmeros desafios da atualidade, a questão da mobilidade tem ocupado e mobilizado vários segmentos, surgindo daí a proposta de abordar a questão a partir de dois olhares: um para o passado e outro para o presente, permitindo o compartilhamento de conhecimentos e estimulando o debate em torno da problemática e dos desafios que se impõem, da forma descontraída e participativa, das Rodas de Conversa", explica o bibliotecário Alzemi Machado, organizador do encontro.

Sobre os participantes:

Nereu do Vale Pereira: natural de Florianópolis, professor aposentado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e uma das maiores autoridades do estado em pesquisas sobre a colonização açoriana no litoral  catarinense, tendo uma destacada atuação na vida da cidade. Autor de 18 livros, é sociólogo, folclorista e historiador, fazendo parte de inúmeras academias e associações culturais, com destaque para o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Elson Manoel Pereira: professor de Planejamento Urbano nos cursos de graduação e pós-graduação de Geografia da UFSC. Publicou quatro livros e dezenas de artigos científicos e possui ampla experiência na sua área de atuação.

Fabiano Teixeira dos Santos: arquiteto e urbanista, mestre em História e pesquisador, tendo atuado na área de Patrimônio Cultural como técnico e docente. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

SERVIÇO:

Roda de Conversa Pela terra e pelo mar: a mobilidade urbana em Florianópolis
Data: 18 de março, a partir das 18h30

Local: Hall da Biblioteca Pública
Rua Tenente Silveira, n° 343, Centro, Florianópolis (SC)
Entrada gratuita.