No dia 31 de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina completa 162 anos de sua criação e para comemorar a data estará com uma programação especial que inclui a abertura de exposição, entrega de jornais digitalizados e o início da digitalização de uma nova coleção de periódicos. A BPSC é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e está localizada no centro de Florianópolis.
 
As comemorações começam às 14h, com a abertura da Mostra de Jornais Digitalizados, com 16 capas impressas em placas de mdf de jornais catarinenses editados a partir do século XIX, incluindo O Catharinense, primeiro periódico catarinense, de 28 de julho de 1831. Na ocasião, será entregue à Coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina o DVD com as edições digitalizadas da coleção do periódico Zero, um dos mais importantes jornais-laboratório do Brasil e um dos mais antigos em circulação, vencedor de diversos prêmios em certames regionais e nacionais. A coleção abrange o período histórico de 1982 a 2015, perfazendo 175 edições, com um total de 2.709 páginas. Todo este acervo estará, também, disponível à consulta pública no site do projeto Hemeroteca Digital, uma parceria entre a FCC e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).  
 
Para completar os festejos, serão iniciados os trabalhos de digitalização do jornal A Gazeta: a voz do povo, importante publicação que marcou época na imprensa catarinense. De propriedade do jornalista Jairo Callado, era editado em Florianópolis e circulou no período de 1934 a 1987. Impresso no formato standart, periodicidade diária, dava ênfase ao noticiário político catarinense, notícias nacionais e internacionais, literatura, esportes, publicações oficiais entre outras.
 
A coleção é composta por 250 volumes encadernados, totalizando aproximadamente 15,5 mil edições, com mais de 90 mil páginas.  A finalização dos trabalhos de escaneamento, edição de imagens e disponibilização on-line está prevista para dezembro de 2018.
 
Sobre a BPSC
A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, sendo franqueada ao público em 9 de janeiro de 1855. É considerada a sexta biblioteca do gênero mais antiga do Brasil.
 
Do seu acervo inicial de 474 volumes obtidos por doação, abriga, atualmente, mais de 115 mil volumes. A BPSC disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos locais e de circulação nacional, livros em Braille, obras raras e a coleção de jornais catarinenses de 1831 até os dias atuais.
 
Serviço:
O quê: Comemorações do aniversário de 162 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Quando: 31 de maio (terça-feira), a  partir das 14h
Onde: Térreo da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC