A Biblioteca Pública de Santa Catarina detém um valioso acervo de jornais catarinenses, disponível em catálogo impresso, no período de 1850 a 1989. Este acervo ainda não está disponível em formato digital e pode ser consultado diretamente na Biblioteca. No entanto, alguns jornais do acervo do Setor de Santa Catarina já podem ser acessados em ambiente digital em duas fontes de pesquisa. Recomendamos o uso desta ferramenta, visando diminuir o impacto do manejo físico dos períodicos. 

A primeira é a Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministerio da Cultura, que disponibilizou em seu Portal,  o projeto Biblioteca Nacional  Digital do Brasil. A Biblioteca Digital é um mundo nótavel de conteúdos e links, como por exemplo o acesso a bibliotecas digitais nacionais do mundo. Mas é no Portal que o leitor poderá acessar, entre outros serviços, a área de catálogos, que reúne acervos dos livros, mapas, manuscritos, obras raras, músicas e os   periódicos gerais, raros, microfilmados e digitalizados. Clique na área do Catálogo de Periódicos Digitalizados e encontrará centenas de páginas de jornais do Brasil, entre os quais os jornais catarinenses listados a seguir:  O Catharinense (1831-1832 e 1860); O Argos (1856-1862); A Regeneração (1868-[1889]); O Despertador (1885) e  Gazeta do Commercio (1914). 

A segunda é o NUPILL -  Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística,  vinculado ao Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas, do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. Entre os projetos do NUPILL está a Biblioteca de Literaturas de Língua Portuguesa,  uma das poucas no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Já o Portal Catarina que nasceu do  empenho e dos sonhos de Lauro Junkes, coloca obras, autores e acervos literários catarinenses à disposição dos leitores em geral, tornando acessível uma série de conteúdos e de informações que dão um panorama da vida intelectual e  literária do Estado de Santa Catarina, desde o século XIX. Na área de busca do Portal, o leitor encontrará o jornal literário O Moleque, de 1884, cujo autor é o próprio Cruz e Sousa.

JORNAIS MICROFILMADOS NA BPSC E NA UFSC -  Na Biblioteca Pública estão disponíveis para consulta imediata,  193 arquivos de jornais em microfilme. O pequisador também pode consultar diversos jornais catarinenses microfilmados, na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX. Acesse o serviço de coleções especiais para mais informações.

Também na Biblioteca Nacional temos o acervo de jornais catarinenses microfilmados. Acesse AQUI a relação destes jornais.

Fonte: Biblioteca Pública de Santa Catarina