A instalação apresenta imagens inéditas dos herdeiros de uma terra e de uma história singulares do escravismo no sul doBrasil: a instalação de fotografia e vídeo "Invernada dos Negros", é uma obra realizada no  âmbito do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras / Fundação Palmares, Ministério da Cultura e Cadon.


O projeto tem autoria de Daniel  Herrera e do diretor e roteirista André Costantin de Caxias do Sul/RS/BR.

A instalação de imagens é composta por 35 fotografias em preto e branco, impressas em papel com fibra de algodão com pigmentos minerais - em diálogo com o conceito de retrato, com projeção simultânea de um filme documentário – compondo o  acervo de sons e imagens documentais do território e dos personagens da Invernada dos Negros.

No Brasil, a exposição prevê e está contemplando uma itinerância nacional do projeto, e tem recebido elogios nas suas passagens, pois lança um olhar inédito para a matriz cultural afrobrasileira,em uma inusitada aventura de registros e sensações pela Invernada dos Negros.

A Invernada fica no território de Campos Novos, Santa Catarina, onde um reduto de  afrodescendentes – vivendo nas entranhas de uma floresta de pinus – mantém viva a memória  de escravos herdeiros de uma antiga fazenda do planalto catarinense. O lugar chama-se  Corredeira, mas na tradição oral dos moradores da região ainda é a Invernada dos Negros – como ficaram conhecidos os extensos  campos e pinhais doados por um fazendeiro aos seus escravos, no ano de 1877.

Um território que foi, ao longo de três gerações, disputado e  retalhado por interesses econômicos e políticos. Despossuídos, porém ancorados na memória, os herdeiros da Invernada atravessaram um século de anonimato até alcançarem,  recentemente, o reconhecimento de sua herança e de sua identidade.

O conceito estético da instalação Invernada dos Negros parte da força da imagem – em especial da força da fotografia – como revelação da cultura, como acervo de memória e ainda  como fonte de tomada de consciência ou mesmo de denúncia da realidade.

O recorte e a  técnica fotográfica escolhidos para o projeto dialogam com a tradição do retrato – na medida em que o retrato revela a identidade humana particular e sugere, por uma magia própria da  fotografia, também aspectos da vida social do personagem: suas memórias e suas marcas, sua  aventura existencial expressa nas linhas do rosto, no olhar, nas marcas da paisagem.

Ao todo são 35 ampliações; o tamanho delas já emolduradas é de 59cmx43,5cm.

No site desenvolvido para o projeto www.invernadadosnegros.com.br tem mais informações, e imagens dos espaçoe e exposições já realizadas.

Daniel Herrera
www.invernadadosnegros.com.br
+55 54.9971.7164
+55 54.3212.9000

 

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