A violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska, hoje residente em Munique (Alemanha), realizará uma série de concertos com o programa “O Anjo Guardião” em lugares históricos da Ilha de Santa Catarina. Na terça-feira, 28 de dezembro, às 20h, será apresentado no Museu Histórico de SC / Palácio Cruz e Sousa (centro), com entrada gratuita. 

Waleska é especialista em violino barroco e apresentará um repertório solo com obras emblemáticas dos séculos XVII e XVIII. No centro do programa está a Passacaglia de H. I. F. Biber intitulada “O Anjo Guardião “, obra que dá nome ao espetáculo. A violinista se apresentará com um violino de 1743 montado de acordo com o uso da época.

 

WALESKA SIECZKOWSKA

A violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska reside atualmente na Alemanha, onde mantém uma intensa atividade de concertos e é professora de violino nas escolas de música municipais de Mindelheim e Penzberg. Na Europa participa de concertos, festivais e gravações com renomados grupos como a Hofkapelle München, Münchener Kammerorchester, Il Pomo d'Oro Orchestra (Itália), Academia Montis Regalis (Itália) e Ensemble Turicum (Suíça). Já se apresentou também em importantes salas como Schubert Saal de Viena, Cuvilliés Theater em Munique e no Schlosstheater Schwetzingen.

Em 2011, junto ao violoncelista Anderson Fiorelli, Waleska formou o Villa Duo, com o qual apresenta-se regularmente em concertos no Brasil e na Europa.

Integrou por diversos anos a Camerata Florianópolis, onde foi spalla e atuou como solista em várias oportunidades. Entre 2010 e 2013 foi a primeira violinista do Quarteto Jurerê Classic e deu aulas em projetos sociais em Santa Catarina. 

Waleska se formou pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e prosseguiu estudos com a professora Elisa Fukuda (SP). Em 2013 mudou-se para a Europa e ingressou na classe de violino barroco de Stefano Montanari na Milano Civica Scuola di Musica (Itália). Posteriormente a violinista estudou com a professora Mary Utiger na Hochschule für Musik und Theater München (Alemanha). Concluiu o mestrado em Violino Barroco na classe de Midori Seiler na Universität Mozarteum Salzburg.

Atualmente Waleska Sieczkowska toca num violino do construtor alemão Leonhard Maussiell  de 1743.

 A série de recitais, que passará por outros locais históricos de Florianópolis, conta com o Apoio Cultural do Villa Romana Shopping e patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Franklin Cascaes, Prefeitura de Florianópolis. A produção é de Maria Elita Pereira.

PROGRAMA

O Anjo Guardião – Música Barroca para Violino Solo

Nicola Matteis (1640 – 1713)

Passagio Rotto

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Partita III em Mi Maior , BWV 1006

Preludio – Gavotte en Rondeau

Georg Philipp Telemann (1681-1767)

Fantasia I para Violino Solo em Si bemol Maior 

Largo – Allegro – Grave – Allegro 

Heinrich Ignaz Franz Biber (1644-1704)

Passacalha em Sol Menor “O Anjo Guardião”

Giuseppe Tartini (1692-1770)

Sonata para Violino e Baixo Contínuo em Sol Menor  “O Trilo do Diabo” 

(arr. Waleska Sieczkowska)

Largo – Allegro – Andante. Allegro


SERVIÇO:

O QUE? O Anjo Guardião, apresentado pela violinista Waleska Sieczkowska

QUANDO? 28 de dezembro

ONDE?  MHSC / Palácio Cruz e Sousa, centro de Florianópolis

ENTRADA: Gratuita.

** com informações daa assessoria de imprensa do espetáculo.