Na semana do aniversário de Cruz e Sousa, que dá nome ao Palácio onde está localizado o Museu Histórico de Santa Catarina, o Núcleo de Ação Educativa da instituição propõe uma atividade educativa em homenagem ao poeta. Voltada a estudantes do ensino fundamental, a iniciativa instiga os participantes a pesquisar a biografia do escritor e conhecer sua obra.

:: Clique e confira a proposta completa

A atividade dá prosseguimento a uma série de propostas interativas envolvendo a exposição "200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão", em cartaz no Museu. No dia 12 de novembro, foi lançada a proposta relacionada ao Mapa com as Rosas de Anita, que foram tema de outra atividade anterior.

:: Clique aqui e baixe a atividade relacionada ao Mapa com as Rosas de Anita
:: Clique aqui e baixe a atividade inspirada na imagem da Rosa de Anita

As criações feitas a partir dessas propostas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e poderão ser publicadas na página do MHSC no Facebook.

Ano de Anita

Essa programação integra o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense. O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais o Instituto CulturAnita, de Laguna e, na Itália, os parceiros são Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.