A partir desse mês, os gradis do Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa receberão uma mostra em comemoração aos 65 anos da Aliança Francesa de Florianópolis. A exposição retratará e relembrará cinco séculos de relações entre o Brasil e a França, ligação que atinge muitas pessoas em diversas atividades, na imaginação, na inteligência e no empreendedorismo, tanto brasileiro quanto francês.

A mostra será aberta no dia 14 de julho e permanecerá em cartaz até 07 de setembro. Poderá ser vista por qualquer pessoa que passar no entorno no Palácio, mesmo que o espaço interno esteja fechado à visitação.

Numa série de 50 lonas, o Consulado Honorário da França e a Aliança Francesa de Florianópolis reuniram textos cedidos pela Editora Conteúdo (São Paulo) e compilados num livro editado em 2009, a pedido da Câmara de Comércio Franco-Brasileira, por ocasião do Ano da França no Brasil. As fotos provêm do mesmo livro, quando livres de direitos ou de outras fontes de livre acesso. "Artes em geral, ciências e tecnologias, educação e saúde pública, comércio, indústria, pesquisa, proteção ambiental, são os campos nos quais se desenvolveu uma admirável parceria franco-brasileira, desde os primeiros navegadores do século XVI até os empreendedores da nossa época", destaca o cônsul honorário Jean-Victor Martin.

O visitante poderá descobrir algumas curiosidades que dizem respeito aos catarinenses, como por exemplo, o fato de que o pintor Victor Meirelles viveu vários anos na França (e na Itália) graças a uma bolsa de estudos oferecida pelo Imperador Dom Pedro II. Também será possível saber por qual motivo o aviador Alberto Santos Dumont foi à origem da chegada do primeiro veículo Peugeot no Brasil e, ainda, conferir as ligações entre a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira.

Serviço:

Exposição Brasil e França: uma relação de 500 anos
Período: de 14 de julho a 07 de setembro de 2021
Local: Gradis do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Souza (Centro, Florianópolis)
Atividade gratuita
Classificação indicativa: livre.