Em reunião na tarde desta quarta-feira (10), a administração do Museu Histórico de Santa Catarina recebeu instruções da equipe do Escritório de Projetos de SC (Eproj) para inclusão do projeto de melhorias no Palácio Cruz e Sousa nas devidas plataformas de gestão. Participaram deste encontro, ainda, representantes da Caixa Econômica Federal e Secretaria de Estado da Administração.

As obras serão realizadas no elevador do Museu, restauro do vitral da Sala de Jantar e climatização do Palácio. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da Câmara Federal.

"Estamos felizes por ter recebido esta emenda e ansiosos para levar a reforma adiante e começar o quanto antes", comemora a administradora do Museu, Lena Peixer.

O Museu

Criado pela Lei Estadual nº 5.476, de 4 de outubro de 1978, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) está situado no Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis, desde 1986. O prédio foi construído em meados do século XVIII, época em que foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e nomeado seu primeiro governador, o brigadeiro José da Silva Paes. O objetivo era ser a nova "Casa de Governo".

Durante mais de um século, o Palácio passou por diversas modificações, até que na mudança republicana uma grande reforma (1894–1898) foi realizada, adquirindo as características arquitetônicas preservadas até o presente.
Em 1984, o prédio foi tombado como patrimônio histórico do Estado.