O Museu Histórico de Santa Catarina com sede no Palácio Cruz e Sousa, unidade museológica administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, realiza a segunda edição do Seminário Interno de Museologia e Interdisciplinaridade, idealizado pelo Núcleo de Museologia do Museu, que integra o Setor Museológico. O evento ocorrerá no dia 8 de dezembro, das 15h às 17h. 
 
Pensado para ser um momento em que a equipe do Museu, orientadores e estudantes possam dialogar e trocar impressões sobre a experiência da prática de estágio no museu e em outras instituições museológicas, o seminário visa proporcionar uma oportunidade para os acadêmicos em Museologia e cursos de áreas afins apresentarem as pesquisas e produções realizadas enquanto estiveram vinculados ao museu na condição de estagiários. Na ocasião, serão apresentados os resultados do estágio curricular obrigatório de Ana Flávia Delfino José, que tem desenvolvido o arrolamento e digitalização do conjunto fotográfico que compõe o acervo museológico permanente da instituição; e da acadêmica Christiane Coelho de Souza Reinisch Coelho, que tem desenvolvido o levantamento da documentação arquivística do Núcleo de Arte-Educação do MHSC. Ambas as estagiárias são acadêmicas do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 
 
O Museu Histórico de Santa Catarina tem buscando paulatinamente cumprir as determinações do Estatuto de Museus (Lei Federal nº 11.904/09) e do Decreto Federal nº 8.124/13, com intuito de qualificar suas atividades e cumprir sua missão de prestar serviços à sociedade por meio de pesquisa, ações educativas, comunicação, preservação do seu patrimônio arquitetônico e museológico, contribuindo para o fortalecimento da história de Santa Catarina. A primeira edição do Seminário ocorreu em 28 de julho de 2014, também no Museu Histórico de Santa Catarina, com a apresentação das experiências e resultados das então estagiárias Poliana Silva Santana e Julia Moura Godinho, também do curso de Museologia da UFSC. 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC