A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio dos museus que administra em todo o estado, participará da programação da 8ª Primavera dos Museus. O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), contará com atividades em instituições de todo o país entre os dias 22 e 28 de setembro. Nesta edição, o tema do evento é "Museus Criativos".
 
:: Saiba mais sobre o evento no site do Ibram
 
PROGRAMAÇÃO NO MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA:
 
Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis (SC)
Contato: (48) 3665-6363
 
Evento: Oficina Memória Lúcida em Ação, com a artista Pauline Zenk
Quando: 23 de setembro, das 13h30min às 17h30min 
Local: sala do Núcleo de Ação Educativa do Museu
Sobre: Os participantes são convidados a trazer fotografias antigas pessoais ou encontradas em pesquisas. A oficina é interativa, concebida para educadores, principalmente das áreas de História ou Artes, mas é também aberta ao público interessado no tema. Serão discutidos vários métodos de trabalho em torno de/com o conceito de memória e historicidade.
Entrada gratuita
 
Evento: Mesa-redonda História, Memória e Criatividade
Quando: 24 de setembro, às 14h
Local: auditório do Museu
Convidados: Pauline Kisner (Grupo Sociedade Histórica Destherrense) e Anderson Tsukiyama (Coordenador do SCAM Grupo de Recriação Histórica e Cultural). 
Mediação: Prof. Valdemar de Assis Lima (coordenador de Estágio Acadêmico da Coordenadoria Especial de Museologia - CEM/UFSC).  
Sobre: Os convidados falarão sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos aos quais representam, que, a partir da pesquisa histórica, usam a criatividade para trabalhar a questão da memória.
Entrada gratuita
 
Evento: Exibição do filme curta-metragem D.T.Tive
Quando: 25 de setembro, às 19h
Local: auditório do Museu
Sinopse: Domingos Tertuliano Tive, o D.T.Tive, é um personagem literário de ficção,criado em 1983 pelo escritor catarinense Jair Francisco Hamms. Suas crônicas foram publicadas originalmente no jornal O Estado e reunidas em livro pela Editora da UFSC no mesmo ano. Em 2013, foi publicada a 2ª edição da obra, escolhida para a lista de livros do vestibular da UFSC e da Udesc de 2014.
Entrada gratuita
 
Evento: Exposição Memória Lúcida - Uma Pesquisa da Memória Coletiva Visual Brasileira, da artista visual alemã Pauline Zenk
Quando: de 18 de setembro a 8 de outubro de 2014. De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 16h.
Sobre: A exposição baseia-se na reinterpretação de imagens fotográficas antigas do Brasil. Pauline pesquisou em mercados de pulgas, escolas, bibliotecas e arquivos, tais quais o Arquivo de São Paulo de Fotografia e o Acervo de Imagens do Brasil, fotos antigas de famílias, jornais e anúncios de revistas do final do século XX até a década de 1960. O conceito principal é a representação da memória visual coletiva brasileira, com a ideia que uma imagem pode ser considerada como uma janela para uma outra realidade, além da iluminação do espaço, da relação entre o estranho e o íntimo, o conhecido e o desconhecido, o privado e o público.
Entrada gratuita
 
Evento: Exposição de longa duração do MHSC 
Quando: de 22 a 28 de setembro de 2014. De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado e domingo, das 10h às 16h.
Sobre: Ação educativa com visita guiada  nas salas expositivas do Museu, para grupos pré-agendados.  

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC