FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, recebe até 8 de junho de 2014 a exposição Memória da Aéropostale, que conta a história da companhia francesa de correio aéreo. A mostra ficará aberta à visitação gratuita na Sala Martinho de Haro e é realizada pela Associação Memória da Aéropostale no Brasil e o RaideLatécoère com o apoio da FCC, Fapesc, Santur e Secretaria Municipal de Educação.
 
A mostra permite descobrir ou revisitar a história de um dos mais belos capítulos da aviação mundial: a da companhia francesa de correio aéreo, conhecida como Latécoère e Aéropostale. Criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade de Toulouse, na França, a empresa de correio aéreo desafiava todas as condições da época e fazia com que pilotos heroicos atravessassem as montanhas da França, o deserto do Saara e posteriormente as florestas e intempéries da América do Sul para entregar o correio. Sem contar a travessia do Oceano Atlântico, em 1930.  
 
Somente no Brasil, a companhia possuiu 11 escalas, de norte a sul: Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas, além da base de hidraviões em Fernando de Noronha. Entre as escalas, Florianópolis se destaca pelo fato de ter ainda conservado, no Campeche, o antigo terreno de pouso e o casarão dos pilotos, dito “popote”, cujo restauro o Ministério da Cultura já aprovou. Além disso, permeiam a história da cidade os relatos dos nativos, endossados pelos documentos de franceses, da passagem de um dos mais famosos pilotos da Companhia Aéropostale: Antoine de Saint-Exupéry, também escritor e autor do best-seller mundial, O Pequeno Príncipe (1943). 
 
Por fotos, totens, maquetes de aviões, mapas da época, o visitante da exposição Memória da Aéropostale terá a oportunidade de conhecer mais detalhes dessa história que une a França e o Brasil e está na gênese da própria Air France, companhia que se formou pela fusão de cinco outras empresas, entre as quais, a Aéropostale. 
 
Serviço:
 
O quê: Exposição Memória da Aéropostale
Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis/SC)
Visitação: de 6 de maio a 8 de junho de 2014. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Informações: (48) 3665-6363
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC