A última semana foi dedicada a atividades de aperfeiçoamento técnico para a equipe do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Na segunda-feira (24), houve treinamento de prevenção e combate a incêndios com profissionais do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC/Florianópolis).

O treinamento ministrado pelo tenente Franco Bressan e pelo soldado Thiago Thiesen teve como tópicos a prevenção de acidentes e orientações para casos de emergência, uso de extintores, sinalização adequada para rotas e saídas de fuga, entre outros cuidados preventivos. Durante o treinamento, os profissionais do CBMSC também conheceram as instalações do MASC.

Visita técnica

Continuando uma série de visitas técnicas a outros espaços culturais de Santa Catarina, a equipe do MASC foi, nesta quarta-feira (26), ao Museu de Florianópolis – Prefeito Sérgio Grando, localizado na Praça XV de Novembro, Centro. As discussões sobre o uso de tecnologia no museu, história de Florianópolis, núcleo educativo, estrutura e funcionamento do museu nortearam a visita. Profissionais do Museu de Florianópolis mediaram o encontro, que foi seguido por um momento de conversas e troca de experiências com a museóloga Cristina Maria Nora.

O Museu de Florianópolis – Prefeito Sérgio Grando é fruto da parceria público-privada entre Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Serviço Social do Comércio (Sesc-SC). Oficialmente inaugurado em 2021, o museu foi criado a partir do restauro da obra da antiga Casa de Câmara e Cadeia, idealizado para ser objeto de estudo e reflexão sobre o território de Florianópolis, sempre de forma interativa.

Atividades contínuas 

O aperfeiçoamento técnico da equipe acontece diariamente. Embora o espaço expositivo esteja temporariamente fechado, devido aos danos estruturais que sofreu em decorrência das fortes chuvas de novembro e dezembro de 2022, a equipe do MASC segue atuante. Visitas técnicas, treinamentos, oficinas e a limpeza e manutenção das obras pertencentes ao acervo permanente da instituição, estão entre as atividades ininterruptas do corpo técnico.

As obras do acervo do MASC estão disponíveis para visitação virtual no site masc.sc.gov.br, no item Acervo Virtual do menu lateral.