A 30ª edição do Projeto Gerações Masc - Museu em Movimento, contará com a presença da artista Julia Amaral. O evento, primeiro de 2018 dentro desse projeto, será realizado no próximo dia 23, às 17h, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). Julia Amaral vive e trabalha em Florianópolis. É mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc e bacharel em Escultura e Cerâmica: Artes Plásticas, também pela Udesc.

O projeto Gerações Masc - Museu em Movimento foi criado pelo Núcleo de Ação Educativa do Museu para movimentar a produção artística do acervo do Masc, por meio de exposições, debates, filmes, mediações, palestras realizadas por artistas, professores, alunos em defesa de TCC, críticos de arte e curadores. Teve sua primeira edição em março de 2015, dentro da programação do aniversário de 66 anos da instituição. 



Mais sobre a artista

Júlia desenvolve o trabalho artístico através de intervenções urbanas, esculturas, fotografias e ações. É integrante da editora Corpo Editorial com Aline Dias e Ana Lucia Vilela. Trabalha com direção de arte e cenografia de cinema e teatro e com concepção e montagem de exposições.
Exposições individuais: “Ter as costas livres”, Museu Victor Meirelles, “Florianópolis ensolarada” Na Casa, e “Apesar de”, O Sitio, em Florianópolis, 2015; “Meninas-elefante são blocos inseguros”, MASC, Florianópolis - Prêmio de Artes Visuais Marcantônio Villaça da FUNARTE, contemplado junto com Aline Dias, Raquel Stolf e Traplev, 2011; “Cuidado”, Galeria de Arte Fundação Cultural, Criciúma, 2009 e “Apesar de”, Centro Cultural Arquipélago, Florianópolis, 2008.

Exposições coletivas: “O Casamento de Clarice e Bataille” junto com Aline Dias, no Salão Paranaense de Curitiba e CCSP de São Paulo em 2017. “O Desejo do Verme”, Memorial Meyer Filho em Florianópolis, 2011 e Casa da Cultura UEL em Londrina, 2012; “Cadernos de Desenho”, Museu de Arte da UFPR em Curitiba, Galeria Victor Kursancew em Joinville, Galeria de Arte Fundação Cultural em Criciúma e Memorial Meyer Filho em Florianópolis, 2010; “Trilhas do Desejo – Rumos Artes Visuais Itaú” Instituto Itaú Cultural em São Paulo, Paço Imperial no Rio de Janeiro e Casa Andrade Murici em Curitiba, 2009; “Estudos sobre a Noção de Despesa”, Museu Hassis, Florianópolis, 2008; “Peso”, MAC, Curitiba, 2008; “Projeto Diálogos com a Desterro”, Museu Victor Meirelles, Florianópolis, 2007; e “Panorama da Arte Brasileira”, MAM, São Paulo, 2005.

Fez Direção de Arte dos curta-metragens: “A Noite” de Rodrigo Amboni - Prémio FUNCINE 2012 e Prémio Cinemateca 2012, Florianopolis; “Linha do Mar” de Felipe Vernizzi - Prêmio FUNCINE 2010, Florianópolis; “O relojoeiro” de Rodrigo Amboni - Prêmio Cinemateca 2009, Florianópolis; “Pequenos Desencontros” de Fernando Boppré - Prêmio Funcine 2010, Florianópolis; “E.T – Emissário da Terra” de Rafael Schlichting - Prêmio Funcine 2008, Florianópolis; Fez cenografia do longa-metragem “A Antropóloga”de Zeca Pires – Prêmio Cinemateca 2003, Florianópolis, 2006.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC