A Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Diretoria de Difusão Artística, anuncia a abertura de mais seis oficinas gratuitas no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os cursos, que marcarão o segundo semestre da Oficina de Artes, são: Oficina da Palavra, História da Pintura – do século XX ao início do século XX, Linguagem em Artes Plásticas, Composição e Teoria das Cores, Expressões Visuais e Gravura. "O exercício pleno e livre das artes, com a orientação de artistas que imprimem a informalidade, faz com que as Oficinas de Arte cumpram o seu importante papel de difusão de uma política pública voltada para atender o cidadão catarinense, explorando sua inventividade e criatividade", enfatiza, a diretora de Difusão Artística, Mary Garcia.

 

1) Oficina da Palavra Orientador: Jayro Schmidt

 Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Início:  3 de setembro de 2013

Término: 26 de novembro de 2013

 Período de duração: 3 meses

 Dias da semana: terças-feiras

 Horário: 14h às 16h

 Mínimo de alunos: 10

 Máximo de Alunos: 15

2) História da pintura - do século XV ao início do século XX Orientador: Jayro Schmidt

A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Início: 5 de setembro de 2013

Término: 28 de novembro de 2013

Período de duração: três meses

Dias da semana: quintas-feiras

Horário: 14h às 16h

Mínimo de alunos: 10

Máximo de alunos: 15

3) Linguagem em Artes Plásticas - Orientador: Jayro Schmidt

A oficina oferece práticas por meio de técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Período:  4 de setembro de 2013

Término: 27 de novembro de 2013

Dias da semana: quarta-feira

Horário: 14h às 16h

Mínimo de alunos: cinco

Máximo de alunos: 10

Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)

4)Composição e teoria das cores - Orientadora: Patrícia Amante

A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores; Analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias; simetria e assimetria dos elementos. Uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

*O material necessário para a oficina deverá ser trazido pelo aluno e será solicitado ao longo do curso.

 Início: 2 de setembro de 2013

 Término: 25 de novembro de 2013

 Dias da semana: segundas-feiras

 Horário: 14h às 16h

 Mínimo de alunos: 06

 Máximo de alunos: 12

5) Expressões visuais - Orientadora: Mara Santos

Iniciação e vivências em artes visuais com noções básicas sobre o desenho de observação, sobre a pintura contemporânea, e atividades relacionadas às mídias digitais. Também vivenciar a dinâmica entre o olhar e desenhar, entre o perceber e conceituar, entre experiência e informação, que permitirá pensar sobre a ação do desenhar construindo uma poética nascida de um olhar pessoal e singular.

Dia da semana:

Terças-feiras das 15h às 18h

Período: 27 de agosto a 29 de outubro

Dia da semana:

Quintas-feiras das 18h às 21h

Período: 29 de agosto a 31 de outubro

 Idade mínima: 14 anos

 6)Gravura - Orientador: Bebeto

A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Oficina para iniciantes e avançados

Mínimo de alunos para iniciar turmas: 5 alunos

Máximo de alunos por turma: 20 alunos

Idade mínima: 12 anos

Vagas:  segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã (das 9h às 12h)

              Segundas e quartas –feiras à noite (das 18h30 às 21h)

            Serviço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefones: (48) 3953-2310/ (48) 3953-2312/(48) 3953-2314

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC