No dia 29 de novembro, a capital catarinense será palco do Curta Fest Tour, projeto itinerante que exibe gratuitamente os curtas-metragens vencedores do Festival Curta Fest. A programação inclui sessões de filmes, animações, palestra com um dos produtores do festival e bate-papo com realizadores locais. O evento ocorre no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 14h.
O Curta Fest Tour, que chega à sua segunda edição, tem como objetivo descentralizar a experiência cultural e artística vivida no Festival Curta Fest – realizado em outubro de 2024 em Joinville (SC).
Mostra de Curtas Premiados:
● Coelhitos e Gambazitas, de Thomas Larson | São Paulo-SP | 2022 | 10 min | Ficção | Livre
● Pororoca, de Fernanda Roque, Francis Frank | Juiz de Fora-MG | 2024 | 5 min | Ficção | Livre
● Aurora Frugum, de Dan Oliveira | Uruaçu-GO | 2023 | 11 min | Ficção | Livre
● Minha mãe faz a melhor sopa, de Plínio Lopes | Curitiba-PR | 2024 | 14 min | Ficção | Livre
● Sereia, de Estevan de la Fuente | Curitiba-PR | 2023 | 14 min | Ficção | Livre
● A chuva não me viu passar, de Leonardo Gatti | Florianópolis-SC | 2023 | 19 min | Ficção | Livre
● Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli | Rio de Janeiro-RJ | 2023 | 15 min | Ficção | Livre
● Não Pare - Karma Marginal, de Txoza | Maceió-AL | 2024 | 3 min | Videoclipe | Livre
● Receita de Vó - ABRAKBÇA (feat. Liah Vitória), de Carlon Hardt | Curitiba-PR | 2024 | 2 min | Videoclipe | Livre
Cine Curtinha:
● Coelhitos e Gambazitas, de Thomas Larson | São Paulo-SP | 2022 | 10 min | Ficção, Animação | Livre
● Quintal, de Mariana Passos Netto | Salvador-BA | 2022 | 15 min | Ficção, Animação | Livre
● Contos Mirabolantes, de Andrei Miralha e Petronio Medeiros | Ananindeua-PA | 2023 | 9 min | Ficção, Animação | Livre
● Pororoca, de Fernanda Roque, Francis Frank | Juiz de Fora-MG | 2024 | 5 min | Ficção, Animação | Livre
● Sunny Side, de Alice Loyola, Denise Bueno, Enzo Gabriel Oliveira e Isadora Oberg | São Paulo-SP | 2024 | 5 min | Ficção, Animação | Livre
● Lagrimar, de Paula Vanina | Natal-RN | 2024 | 13 min | Ficção, Animação | Livre
Sobre o Curta Fest e o Curta Fest Tour
O Curta Fest é um festival de curtas-metragens que teve sua 1ª edição em outubro de 2024, em Joinville. Com exibições simultâneas em quatro espaços da cidade e atividades formativas, o evento buscou ampliar o acesso ao audiovisual e estimular a circulação das produções.
O Curta Fest Tour dá continuidade a essa proposta, levando gratuitamente os curtas vencedores para outras cidades. Na primeira edição, o circuito passou por São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Campo Alegre, Blumenau e Florianópolis (Maratona Cultural 2025). Nessa segunda etapa, o projeto amplia seu alcance e percorre as cidades de Palhoça, Itajaí, Itapoá, Laguna, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Rio do Sul e Caçador, e Florianópolis.
O Curta Fest Tour é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço:
Curta Fest Tour Florianópolis
Data: 29 de novembro de 2025, às 14h
Local: Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Entrada gratuita | não é necessário retirar ingresso
Informações: @curtafest.tour



