No dia 28 de outubro, a Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe uma sessão extra do Cineclube África no Cinema. Nesta edição será exibido o filme "Musique au Poing" (1982), com entrada gratuita.
A sessão extra de outubro é promovida em parceria com o Felabration Floripa 2025, ou Fela Day, uma comemoração anual em celebração à vida e ao legado de Fela Kuti, músico nigeriano pan-africanista e um dos pioneiros do afrobeat.
O Cineclube África no Cinema é uma das atividades de extensão universitária promovidas pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público em geral.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos. Após o debate haverá uma apresentação musical com o Selecta Desha, DJ e produtor cultural do Felabration Floripa, que fará um DJ Set de Afrobeat e Highlife.
Selecta Desha: Embalado entre a França e a Martinica, DeShA começou a colecionar os vinis nos anos 90, na época dourada do Hip Hop. Em 1996, ele entra em contato com toda a potência do Afrobeat e a mistura dos gêneros musicais começa a se impor. Logo, Desha segue rumo ao rico universo musical brasileiro. Uma década de garimpos mais tarde, embalado por esta mistura de sons e vibrações, DeShA começa suas primeiras discotecagens em Paris e Londres. Em 2016, ele se muda para o Brasil e continua a comunicar a sua febre da Música nos palcos (abertura Rincón Sapiência, abertura de Mar’tnália) e bares (Salvador, São Paulo, Florianópolis, Curitiba), garimpando insaciavelmente ritmos e melodias, dos anos 60 até os dias atuais e os novos estilos. Em 2021 e 2022, Desha participa da Felabration de Florianópolis e produz a Felabration Floripa em 2023, 2024 e 2025. O seu último projeto se chama “Bota Pra Mexer - B.P.M”, uma produtora de eventos que constrói pontes entre as culturas afro-latino-caribenhas utilizando a música como guia.
Sobre o filme:
Musique au Poing
(Música em Punho)
Direção: Jean-Jacques Flori e Stéphane Tchalgadjieff
País: Nigéria, França
Ano: 1982
Gênero: Documentário Musical
Duração: 52min.
FELA KUTI - Todas as formas contemporâneas de música negra, do funk à eletrônica, devem algo ao groove irresistível do som afrobeat que ele criou. Filmado em Lagos, no auge de sua carreira, em 1982, este documentário contém entrevistas com Fela detalhando suas reflexões sobre política, pan-africanismo, música e religião, além de versões inéditas de músicas como ITT, Army Arrangement e Power Show.



