FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

No dia 23 de outubro, às 19h, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe o projeto "Natureza Água", com entrada gratuita, por ordem de chegada até a lotação do espaço. O evento propõe um encontro entre arte, ciência e tecnologia em torno de um dos temas mais urgentes do nosso tempo: a água como substância vital e simbólica.

O projeto reúne os artistas Franck Vigroux e Antoine Schmitt (França) com o artista Fernando Velázquez (Uruguai/Brasil) em uma digressão audiovisual que atravessa São Paulo, Salvador, Florianópolis e Rio de Janeiro. Em "ATOTAL", Vigroux e Schmitt transformam o sincronismo entre som e imagem em um campo de tensão, onde a saturação sensorial revela os mecanismos de controle e repetição que moldam a percepção. Em "Zonas Críticas", Velázquez parte da fina camada do subsolo que sustenta a vida para compor paisagens generativas onde mitos, algoritmos e matéria se entrelaçam em um chamado à escuta do planeta.

A apresentação faz parte da Temporada França-Brasil 2025, que marca os 200 anos de relações bilaterais e tem como objetivo fortalecer os laços entre os dois países. Ela se organiza em torno de três grandes temas: Clima e transição ecológica; Diversidade das sociedades e diálogo com a África; Democracia e Estado de Direito. Além desses temas, a Temporada, que ocorreu de abril a setembro de 2025 na França e de agosto a dezembro de 2025 no Brasil, visa dinamizar a cooperação em áreas como cultura, economia, pesquisa, educação e esporte, com atenção especial à juventude e aos intercâmbios profissionais.

No Brasil, a temporada é organizada e implementada pelo Instituto Guimarães Rosa, sob a supervisão do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Cultura, da Embaixada do Brasil na França e do Comissariado brasileiro, a cargo de Emilio Kalil. Na França, pelo Instituto Francês, com o apoio do Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores, do Ministério da Cultura, da Embaixada da França no Brasil e do Comissariado francês, a cargo de Anne Louyot.