mis completa expovirtual

No dia 4 de setembro, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS- SC) recebe a exposição virtual Arte/Cinema: do abismo de um sonho a outras histórias, do artista Alfredo Nicolaiewsky. A mostra, que tem curadoria da professora Nara Cristina Santos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), será realizada nas páginas do MIS no Facebook e no Instagram, por meio de posts em formato de vídeo com narração simultânea.

Os trabalhos exibidos – pela primeira vez em formato digital – são compostos por imagens de filmes capturadas pelo artista, justapostas a fotografias autorais. O conjunto propõe uma nova narrativa, na qual as relações interpessoais, o espaço-tempo e a própria relação entre a Arte e o Cinema podem assumir diversas interpretações.

As obras que fazem parte da exposição foram desenvolvidas por Nicolaiwesky no período do seu pós-doutorado (2015/2016), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. Em mais de 40 anos de carreira, o artista – que também é professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – já trabalhou com desenho, aquarela, fotografia e com apropriação e justaposição de imagens de diversas origens, a partir de imagens do cinema. A exposição contará, ainda, com um trabalho experimental no qual Nicolaiewsky apresenta sua poética na linguagem do vídeo.

Arte/Cinema: do abismo de um sonho a outras histórias é uma promoção do MIS-SC, em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART) do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da UFSM. Adaptada para o formato on-line, a mostra havia sido planejada para acontecer in loco no MIS, o que não foi possível devido à pandemia de Covid-19.