Para encerrar em grande estilo a mostra Escolhidos pela Capa, em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), será realizada uma festa na quinta-feira, 14, a partir das 20h. Os DJs que foram convidados a fazer a curadoria da exposição - Marcelo Pimenta, Grazi Meyer, Jean Mafra, Felipe Martins e Gustavo Monteiro - marcarão presença embalando o público em mais uma edição do projeto Discotecando no MIS. 

Na produção da mostra Escolhidos pela Capa, os curadores selecionaram o material entre os cerca de cinco mil discos de vinil do acervo do museu. Cada DJ/curador apresenta, assim, um painel com 84 capas divido em sete eixos temáticos de seleção, independentes ou não do conteúdo musical dos álbuns. A exposição termina no domingo, 17 de fevereiro.

20122018 mis mhm 7427

 

As capas

A produção dos primeiros discos, em goma-laca 78 RPM (rotações por minuto), era feita como qualquer outro produto e suas capas tinham a função básica de identificar o nome do artista e servir como embalagem/proteção para o material, que era extremamente frágil. No fim da década de 1930, o designer nova iorquino Alex Steinweiss, da gravadora Columbia Records, entendeu algo que hoje nos parece óbvio: a embalagem é uma ótima maneira de encantar o consumidor.

Ao longo do tempo, as capas tornaram-se tão importantes quanto o disco em si, atingindo seu auge nos anos 1960 e 1970, quando artistas consagrados passaram a ser contratados para criar artes exclusivas e inovadoras para os discos de vinil. Hoje, mesmo na era digital, as capas dos discos já estão de tal maneira presentes no nosso imaginário que até os novos formatos com arquivos e aplicativos que facilitam o acesso à música ainda destinam um espaço a elas, ao mesmo tempo em que vemos ressurgir lançamentos de álbuns atuais em LP.

 

 Pequena feira

Ainda durante o Discotecando no MIS, um dos responsáveis pela Feira de Vinil de Florianópolis, Jair Fontão Neto,  oferece o set Brazilian Explosion, supergroovesjazzys e uma seleção de 600 discos que estarão à venda. 

Serviço:

Discotecando no MIS
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis 
Horário: 20h
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada gratuita.