Seminário Internacional Memória do Cinema: Desafios e Perspectivas da Era Digital na Recuperação, Preservação e Difusão do Acervo Audiovisual, evento integrante da programação do 44º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, a ser realizado no período 26 de setembro a 03 de outubro de 2011.

O Seminário será realizado nos dias 30 de setembro e 1 de outubro e tem como objetivo central fomentar o intercâmbio e troca de experiências na recuperação, preservação e difusão da memória do cinema e do audiovisual entre museus de imagem e som, centros de referencias e cinematecas brasileiras, latino americanas e européias. 

Pretende-se com o evento sistematizar um conjunto de reflexões que apontam alternativas para dinamizar o intercâmbio entre cinematecas e museus de imagem e som do país e do exterior, de modo a fomentar a cooperação entre profissionais, entidades e organizações públicas e privadas que atuam na área.

Entre as questões que orientam o debate no seminário destacam-se:

- Como facilitar o compartilhamento e aquisição de acervos audiovisual do país e do exterior, favorecendo a circulação e distribuição dos conteúdos audiovisuais entre cinematecas, museus de imagem e som, museus virtuais, bibliotecas e espaços multimídias de educação e cultura?

- Como estimular a troca de experiências sobre programas e suportes tecnológicos que demonstram confiabilidade na recuperação, manutenção e difusão de bancos de dados, acervos cinematográficos, iconográficos, fotográficos, sonoros e multimídia entre instituições nacionais e internacionais?

- Quais os conhecimentos/procedimentos técnicos específicos necessários para otimização e circulação dos acervos audiovisuais, particularmente para fins didáticos, educativos e culturais?

 

Como resultado do Seminário, serão formuladas propostas para implementação de redes nacional de intercâmbio e cooperação de acervos e bancos de imagens e sons no país.

Fonte: Festival de Cinema de Brasília