Mostra.doc proporciona reflexão crítica de obras cinematográficas documentais

A Cinemateca Catarinense e a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD), da qual a Cinemateca é representante em Santa Catarina, convidam para a Mostra.doc. Serão três dias de exibições, com duas sessões por dia, em que 16 filmes de curta, média e longa-metragem, relevantes representantes da produção catarinense, serão exibidos durante a mostra – o média baiano Manhã Cinzenta (1969) é o único representante de outro estado.

A Mostra.doc acontece no Museu da Escola de Santa Catarina, no centro de Florianópolis, entre os dias 22 e 24.08 com sessões às 15h e 19h. A entrada é livre e gratuita. As sessões serão seguidas de palestras ministradas por documentaristas locais e tratarão das diferentes abordagens e linguagens adotadas nos filmes exibidos, relacionando-os aos conceitos do gênero. A Mostra.doc pretende estimular a análise crítica de obras cinematográficas.

O evento é parte da celebração do Dia do Documentário – 7 de agosto – que homenageia o cineasta baiano Olney São Paulo. O Dia do Documentário, instituído pela ABD em 2011, tem o intuito de destacar a importância do gênero e estimular sua visibilidade, resgatando a obra de importantes documentaristas e reunindo os agentes envolvidos na produção e difusão. A data é celebrada em todo o país por ações promovidas pelas ABDs nos estados em que atuam.

Serviço
O quê: Mostra.doc
Quando: 22 a 24 de agosto, a partir das 15h
Onde: Museu da Escola de Santa Catarina – Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC
Quanto: entrada franca

A Mostra.doc é uma realização Cinemateca Catarinense ABD/SC, ABD Nacional, Fundação Franklin Cascaes, com apoio do Museu da Escola de Santa Catarina.

Fonte: CEART UDESC