Rumos Cinema e Vídeo 2009-2011 - Linguagens Expandidas

segunda 22 de novembro a domingo 5 de dezembro
entrada franca

Onde: Centro Cultural Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551 - Marcílio Dias - Porto Alegre/RS | informações: 51 3289 8111 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
O Rumos Cinema e Vídeo 2009-2011 começa sua itinerância pelo Brasil e leva a Porto Alegre novos modos de contar uma história por meio da imagem e do som.

De 22 de novembro a 5 de dezembro, serão apresentadas 21 obras, em três categorias: Filmes e Vídeos Experimentais, Espetáculos Multimídia e Documentários para Web. São trabalhos que misturam cinema, teatro, performance e, até mesmo, mídias sociais.

Além das sessões de filmes, cinco obras estarão no espaço expositivo: Travelling Zona Norte, do grupo Nós do Morro; 0fps: Southbank, de Gabriel Menotti; Plataforma, da dupla Cinemata; Museu dos Corações Partidos, de Inês Cardoso; e Casa-Construção, de Katia Maciel.

Na página do Rumos, você pode assistir aos filmes da categoria Documentários para Web. Além disso, tem acesso a biografia dos participantes, resumo dos filmes e a um texto crítico do gerente do Núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural, Roberto Cruz, que comenta as obras escolhidas.

Live Image: Obras Dinâmicas

Porto Alegre assistirá a obras renovadas na carteira Espetáculos Multimídia. Os trabalhos de Raimo Benedetti, Sandro Canavezzi e duVa, baseados na edição de vídeo ao vivo (ou live image), trarão novas experiências a cada apresentação.

Benedetti apresenta Sequenze, em que interpreta visualmente a obra do compositor italiano Luciano Beri. Já Pelas Fendas, de Canavezzi, trabalha, entre outras, a ideia do aleatório. O VJ perde gradativamente o controle sobre a performance, e seus comandos passam a gerar efeitos imprevistos. Por sua vez, Storm, de duVa, a cada performance, tem seu banco de dados realimentado com novas imagens: a obra segue mudando constantemente. Para saber mais sobre live image, visite o site da mostra internacional On_Off, com vídeos e entrevistas.

Mais informações:http://www.itaucultural.org.br

Fonte: http://www.itaucultural.org.br