O Cineclube da Mostra de Cinema Infantil ocorre todos os sábados, às 16h, no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). As sessões têm entrada gratuita e por ordem de chegada (limitada à capacidade do espaço de 137 lugares). A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Neste mês, não haverá sessão no dia 15, devido à programação do Festival Inflamável; e no dia 29, devido à realização da Semana Loucos por Arte.
Dia 1º/11 - Sessão melhores curtas da 24ª Mostra
Duração total: 53 min 30 seg | Livre
O jardim mágico (de Naira Carneiro e Carlon Hardt, animação, DF, 2025, 6 min): Dois amigos descobrem um tesouro escondido, mas ambos se recusam a aceitá-lo. Juntos, encontram uma solução que fará brotar um lindo futuro para toda a aldeia. “O jardim mágico” é uma história sobre generosidade e o poder transformador dos verdadeiros tesouros.
Das crianças para a natureza (de direção coletiva, documentário, PB, 2025, 9 min 30 seg): Filme produzido na Oficina “Filme-carta para a Terra”, mediada por Felipe Leal. Durante a V Mostra Bananeiras do Audiovisual, as crianças contam suas descobertas e vivências nessa experiência.
Lupi e Baduki: O enigma do tempo (de Anderson Lister, animação, SP, 2024, 11 min): Lupi mal pode esperar pelos deliciosos figos que crescem na Figueira, mas o amadurecimento das frutas é demorado. Quando fica sabendo de um antigo artefato chamado Chronokairo, que, diz a lenda, pode controlar o tempo, Lupi se anima a usá-lo para conseguir comer as frutas mais rápido. Ele convence Baduki a se aventurar por uma parte não explorada do mapa, a fim de procurar pelo lendário artefato.
A garota e a pipa (de Neta Lavor, ficção, SP, 2024, 10 min): Um filme que conta a história divertida de duas garotas que criam um plano mirabolante para encontrar a avó. Em torno de uma pipa, iniciam uma jornada surpreendente. No desenrolar da trama, outras crianças entram em cena e, juntas, vivem essa aventura.
Lulina e a Lua (de Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos, animação, SP, 2023, 14 min): Lulina desenha seus maiores medos sobre o branco infinito do solo da Lua. Magicamente, suas ilustrações ganham vida, revelando que os monstros que assombram seus pensamentos são, na verdade, menos aterrorizantes do que a sua imaginação os pintava.
Dia 8/11 - Filme "Chef Jack"
72 min | Classificação: Livre
(de Guilherme Fiúza Zenha, animação, Brasil, 2022, 72 min)
Sinopse: Chef Jack e seu parceiro Leonard vão atravessar as Ilhas Culinárias na maior competição de chefs aventureiros do mundo, a Convergência de Sabores, para fazer uma das receitas mais audaciosas que o mundo já viu e assim tentar vencer esta fantástica competição.
Dia 15/11 - Não haverá Cineclube
Espaço cedido para a realização do Festival Inflamável
Dia 22/11 - Sessão melhores curtas da 24ª Mostra
Duração total: 67 min | Livre
A viagem de Tetê (de de Betânia Furtado, animação, RJ, 2024, 10 min): A história de Tetê, uma teta cheia de leite, e Jojô, um bebê que ama mamar dia e noite. Mas o tempo passa, e as coisas precisam mudar na vida dos dois.
A menina que queria voar (de Tais Amordivino, ficção, BA, 2024, 20 min): Numa periferia de Salvador, vive Lila, uma menina sonhadora que adora criar e contar histórias. Entre os conselhos e os puxões de orelha de sua mãe e a inquietação de seu irmão, ela se vê diante de uma dúvida: o que vai ser quando crescer?! Nesse conflito, a garotinha, que sonha em poder voar, se aventura numa fantasia encantadora e desliza pelos céus, como se fosse feita de nuvens e sonhos.
Quinn (de Arthur Felipe Fiel, animação, ES, 2025, 13 min): Uma mãe arruma seu pequeno filho para seu primeiro dia escolar. Após ajeitar o cabelo do menino, colocar a mochila em suas costas e a lancheira em sua mão, a mãe pede para o pequeno posar para a câmera que, instantaneamente, imprime a foto da criança. Com uma caneta, ela rabisca no rodapé em branco da fotografia “Primeiro dia de aula <3”. Logo após,
seguem em direção à escola, espaço no qual se abre a porta para um novo, diverso e multicolorido mundo.
Filante (de Marion Jamault, animação, França, 2024, 9 min): Todas as noites Paulette observa a mesma estrela cadente no céu. Ela faz o pedido mais secreto: encontrar seu rato de estimação misteriosamente desaparecido. Os dias passam, mas o animal não volta. Paulette procura entender o que há de errado com sua estrela.
Temos pão caseiro (de Val Rocha Pires, ficção, PR, 2025, 15 min): Quando começa a frequentar a escola e a aprender a ler e a escrever, Maria Emília fica muito frustrada com a resistência da avó em ajudá-la com os deveres de casa. Após um “desentendimento” entre as duas, a avó revela que não pode ajudá-la porque ela não sabe ler nem escrever. Maria Emília cria um plano para ajudar a avó a descobrir o mundo das letras.
Dia 29/11 - Não haverá Cineclube
Espaço cedido para a realização da Semana Loucos por Arte



