De 21 a 23 de julho de 2023, ocorre em Florianópolis o maior evento de competição de curta-metragens do mundo, o 48 Hour Film Project (48HFP), oferecendo aos cineastas locais a oportunidade única de produzir um filme em apenas 48 horas. Parte da programação ocorrerá no Centro Integrado de Cultura (CIC), com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

O 48HFP é uma competição internacional que reúne mais de 130 cidades ao redor do mundo, com o objetivo de estimular a criatividade e a produção audiovisual em tempo recorde. Os participantes têm apenas dois dias para escrever, produzir, editar e finalizar um curta-metragem totalmente original. Os vencedores de cada cidade representarão sua região no Filmepalooza, um evento que reúne os melhores filmes de cada localidade participante para competirem por um espaço no Short Film Corner em Cannes, um dos festivais de cinema mais prestigiosos do mundo.

Para participar dessa experiência cinematográfica, basta se inscrever no site oficial: 48hourfilm.com/florianopolis e seguir a página do evento no Instagram: @48hfp.floripa para receber dicas, atualizações e todas as informações necessárias e os detalhes sobre a competição.

Três eventos prévios estão programados para antes do kick off da competição. No dia 29/06, ocorreu uma live com Bruno Kott - "Como fazer um filme em tempo recorde?".

No dia 14/7, o Cinema Gilberto Gerlach, no CIC recebe o primeiro evento presencial, no qual serão exibidos pela primeira vez em tela grande dez filmes do 48HFP.floripa produzidos em 2020 e 2021, que tiveram exibição exclusivamente on-line. Na semana seguinte, no dia 19/7, teremos uma conversa com os três city producers do 48HFP Floripa, incluindo o diretor de "Fita Vermelha", que chegou em Cannes com o projeto antes de se juntar à produção. Para dar início oficial à competição realizaremos o evento de kickoff, no dia 21/07, onde serão sorteados os gêneros e anunciados os personagens, objeto e fala que deverão ser incluídos nos filmes.

Após essa etapa, o evento muda de local para a premier, que ocorrerá no dia 2/8, no multiplex do Cineshow Beira-mar Shopping. A premiação está marcada para o dia 4/8.

Mais detalhes da programação:

Dia 14/07 - 19h
Local: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Ingressos: R$ 10, à venda no site Sympla
O quê: Sessão de Cinema - 48HFP Floripa edições 2020 e 2021

Equipes e seus filmes de 2020:
Ventilador de Teto, com o filme "1 Rei e 100 Peões";
Peabiru, com o filme "Xeque Mate da Rainha";
The Andy, com o filme "Xeque Mate";
All In Films, com o filme "Dias de Glória e Luta";
Clube dos Seis, com o filme "Caissa".

Equipes e seus filmes de 2021:
Club All In, com o filme "A Fita Vermelha";
Coletivo Lanterna Mágica, com o filme "Efeito Desterro";
FotoBeat, com o filme "Uma Carta de Amor";
Um Grupinho da Pesada, com o filme "Relações Perigosas";
Ventilador de Teto, com o filme "Em Par".

Dia 19/07 - 19h
Local: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
O quê: Bate-papo com os City Producers - "Como entregar o seu filme em 48 horas?"

Os city producers Marilha, Marina e Nestor querem Floripa bem representada e indo até Cannes. Mas mesmo antes disso temos que garantir que o seu filme cumpra todas as regras para ser exibido na premier. E também queremos que você se divirta no processo, então vamos ensinar alguns truques e dar algumas dicas de como aproveitar o tempo de pré-produção, como trabalhar a criação e o que ficar de olho neste processo. Esse evento é gratuito e não precisa de inscrição prévia.

Dia 21/07 - 18h
Local: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
O quê: Kickoff 48HFP Floripa 2023

É dada a largada para a grande jornada de produção de um curta-metragem em 48 horas. O gênero do curta-metragem é sorteado apenas 15 minutos antes de começar a competição e esse sorteio acontece durante o evento de Kick Off. Além disso, as equipes recebem um personagem, um objeto de cena e uma frase de diálogo que precisam estar no filme. Neste evento em que conhecemos pelo menos um representante de cada equipe, fazemos os últimos lembretes e as grandes revelações que podem mudar totalmente a forma como criam os filmes que serão exibidos em 2 de agosto.