A segunda edição do Cineclub Italiano exibirá no dia 6 de junho, às 19h, o filme "Roma, città aperta", de Roberto Rossellini, no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A sessão tem ingressos gratuitos distribuídos meia hora antes no local.

O projeto tem o apoio do Museu da Imagem e do Som de anta Catarina (MIS/SC) e é promovido pelo professor Sergio Romanelli, do departamento de Línguas e Literaturas estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Roma, città aperta
(Roma, cidade aberta)
Direção: Roberto Rosselini
Ano: 1947
Duração: 1h45
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Sinopse: Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

Serviço:

O quê: Cineclub Italiano - "Roma, città aperta", de Roberto Rossellini
Quando: 6 de junho de 2023, às 19h
Local: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita - distribuição de ingressos meia hora antes da sessão, no local.
Classificação indicativa: 16 anos