Estão abertas até dia 25 de março as inscrições para a Oficina de Construção de Bonecos Articulados (Puppets) para Stop Motion de Nível Iniciante que ocorrerá nos dias 2, 3, 9 e 10 de abril no Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC). O curso tem como objetivo que cada aluno crie o seu próprio puppet funcional voltado para animação stop motion; introduzir os alunos aos princípios básicos do universo do cinema de animação em stop motion; e despertar o interesse criativo nesta arte.

:: Inscrições aqui

As aulas ocorrerão de forma presencial, em dois finais de semana (sábados e domingos), das 10h15 às 18h, com intervalo para almoço. A participação é gratuita e voltada a maiores de 18 anos, com certificado de vacinação contra a Covid-19 em dia.

A Oficina apresentará conceitos, métodos criativos, técnicas e materiais utilizados no processo de construção de personagens, levando os alunos a aprenderem na prática. Durante o curso os participantes aprenderão a manipular materiais como borracha de silicone, arames, argilas, espumas, tecidos, colas, entre outros.

Esta é a quarta edição da oficina que já passou por São Paulo (Térreo Estúdio) e Salvador (NUBAS). Pela primeira vez em Florianópolis, foi desenvolvida pela equipe formada pelo diretor, designer e puppet maker Joseph Specker Nys e o designer industrial, puppet maker e escultor Marcos Telles, responsáveis pela construção dos puppets para os curtas “Almofada de Penas” (Brasil) e “El Pájaro Cubo” (Colômbia) entre outros projetos.

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura - e permitirá o acesso a um público que usualmente teria dificuldade de participar pelo alto investimento que a oficina exige. Serão disponibilizadas 15 vagas gratuitas, priorizando alunos com noções básicas em desenho e/ou escultura, que tenham vocação ou interesse de atuar na área da animação stop motion.

Serviço:

O quê: Oficina de Construção de Bonecos Articulados (Puppets) para Stop Motion de Nível Iniciante
Quando: 2, 3, 9 e 10 de abril de 2022 (sábados e domingos), das 10h15 às 18h (com intervalo para almoço).
Carga horária: 24 horas/aula
Modalidade: Gratuito e Presencial
Onde: Cinema Gilberto Gerlach - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC
Apoio: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC)