Os jardins em frente ao Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, serão, a partir do dia 22 de maio, o território artístico do Grupo Nhá-U e do Coletivo Geodésica Cultural. Ambos são os responsáveis pela exposição “Atemporalidade”, que consistirá em uma instalação em cerâmica e intervenções culturais no interior de uma estrutura geodésica. A abertura será às 16h, com acesso livre, sendo que às 19h está programada a apresentação “Tocada Aberta” de Polo Cabrera e Grupo Colibri.

A exposição é uma parceria do Nhá-U e do Coletivo Geodésica com o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e integra as celebrações dos 70 anos da instituição. “Atemporalidade” permanecerá em visitação até o dia 29 de junho e todos as peças expostas também estarão à venda. No ambiente proposto, a cerâmica atua como transmissão de conceitos sobre a temporalidade da vida humana e os fazeres artísticos. O cheiro, a forma os elementos primordiais como água e terra questionam a efemeridade e do ser; simbolizadas através dos vasinhos suspensos, vasos e fragmentos de cerâmica crua e queimada em contato com água, assim como o renascer (sementes) fazem desta mostra um evento inquisidor e participativo. A cerâmica também como arte que remonta as tradições e gestos – a beleza visual, táctil e dinâmica como instalação inspiradas em aroma e líquido, completa a materialidade da mostra.

Segundo os organizadores da mostra, "a geodésica como útero da instalação permite ainda o Ciclo das águas (Tribo Colibri) onde o cênico e a musica são a tônica; muito movimento de uma pretensa narrativa cujo significado é atribuído pelo próprio observador e participante". A exposição também contará com a participação do artista e ceramista Valdo Santeiro, oficineiro do Instituto Federal de Santa Catarina.

SERVIÇO:

O que: Exposição “Atemporalidade” - Grupo Nhá-U e Coletivo Geodésica Cultural Itinerante.
Abertura: Dia 22 de maio, às 16h e apresentação “Tocata Aberta”, com Polo Cabrera e Tribo Colibri, às 19h
Visitação: todos os dias até 29 de junho
Local: jardins do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Bairro Agronômica, Florianópolis - SC
Entrada: gratuita
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Grupos participantes

O Grupo Nhá - U fundado em 1980 passou por diversas transformações quer no numeros de participantes como tambem por periodos em que as suas atividades ficaram dormentes e praticamente sem mostras ou atividades que denotassem a sua existencia. Foram momentos de grande repercuções pelas inúmeras propostas artisticas, “Caos e Criacão”, “Emaranhado”, “Ali e na Açâo”, “Menina Bem” e participações em eventos ligados a moda, seminarios, cursos, oficinas e participações em salões nacionais e internacionais, como Ceramic Contest em Nagoya – Japão e outros de menor visibilidade.
Uma de sua característica básica tem sido sempre a preocupação com a cerâmica e suas diversas possibilidades sejam técnicas como temática e uma preocupação em ter como marca a contemporaneidade.

Pode-se dizer que o Nha - U é cria da Udesc. Foi o espaço de se fazer cerâmica, estudar e principalmente de vivenciar esta arte. Muitos outros grupos nele tiveram sua fonte inspiradora tento em suas formações como em suas carteristicas de metodos e metas.

A Geodésica Cultural Itinerante é um coletivo de arte colaborativa, composto por artistas de diversas áreas, que utiliza uma estrutura geodésica como dispositivo relacional itinerante. Possui o objetivo de ativar criativamente diferentes contextos e espaços públicos, visando à reinvenção de relações sociais, culturais e ambientais. São realizadas atividades de caráter transdisciplinar, como oficinas, conversas, ações artísticas que buscam a produção de sentido a partir da experiência.
O Coletivo surgiu a partir do Grupo de pesquisa “Arte e Vida nos Limites da Representação” Udesc / CNPq em 2011, coordenado pelo professor José Luis Kinceler, homenageado no Festival Internacional Kinceler - FIK 2018, e seu percurso itinerante iniciou através da realização do evento “Estação Geodésica: Ações em Arte Contemporânea” em Novembro de 2011, no Centro Integrado de Cultura- CIC. Passou pela comunidade do Montserrat no centro de Florianópolis com o projeto “Panorâmica Montserrat”, entre outras atividades e projetos realizados em Florianópolis.

Grupo Nhá- U (Participantes)

Cinthia Zaguini Muller
Elbe Araujo
Eliane Prudêncio da Costa
Isabela Sielski
Jany Gonçalves Vila Bôas Araujo
Luiz Carlos Canabarro Machado
Nivaldith Fernandes
Rafael João Rodrigues

Coletivo - Geodésica Cultural (Participantes)
Gustavo Tirelli
Ágata Tomaselli
Leonardo Lima
Jade Sapucahy
Tatiana Rosa
Lucas Kinceler