A Persona Cia de Teatro apresenta o seu mais novo espetáculo: Tímon, de William Shakespeare e Thomas Middleton. A apresentação será no dia 11 de outubro, às 19h30.
O texto tem tradução de um dos maiores estudiosos em Shakespeare do Brasil, o prof. Drº José Roberto O'Shea. Será a primeira vez no Brasil que esta peça será montada a partir da comprovação de que a mesma foi escrita em conjunto por dois dramaturgos: Shakespeare e Middleton.
Como atesta o estudioso Régis Augustus Bars Closel da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): "Esta é a primeira tradução brasileira de Tímon de Atenas em que a autoria colaborativa de William Shakespeare e Thomas Middleton é reconhecida e anunciada desde a capa."
A adaptação da Persona contém um elemento muito instigante: ao invés da Grécia Antiga, toda a história será contada durante os anos 20 do século passado, com referências ao jazz, aos gângsteres e toda a crise que houve com a Grande Depressão de 1929.
Elementos cênicos, interpretação, figurinos, cenários e trilha sonora remetem à uma época rica de símbolos que na parte central do espetáculo.
O espetáculo conta com 7 atores em cena que interpretam, ao todo, 26 personagens, numa dinâmica que tem o objetivo de transportar o espectador para dentro do drama vivido por Tímon, o personagem principal da peça.
A peça aborda temas atemporais como amizade, ganância, generosidade e a complexidade das relações humanas. A história de Tímon, um homem que passa por uma jornada de generosidade excessiva seguida de abandono por parte daqueles que o cercavam, ressoa nas dinâmicas sociais em que valores muitas vezes são distorcidos em favor do materialismo e do interesse próprio.



