A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) entrega hoje (24/11), no Teatro álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis, a edição de 2011 da Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa". Dez nomes, escolhidos pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), receberão a honraria neste ano. "é com muita honra que hoje estou presidente da Fundação para poder entregar a honraria a cada uma destas pessoas - todos de alguma forma contribuiram para o enriquecimento plural da cultura do Estado", disse Joceli de Souza, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Criado por meio do Decreto nº. 4.892. de 17 de outubro de 1994, o reconhecimento tem como objetivo homenagear autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas a Santa Catarina. Os nomes foram indicados pelos membros do Conselho Estadual de Cultura. o prêmio é conferido anualmente.
A MEDALHA - Com formato oval, a Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa" possui uma esfinge do patrono em dourado, montada sobre cruz de malta, esmaltada nas cores vermelha e verde, tendo no verso sua denominação em relevo, sendo acompanhada por uma roseta. Os homenageados também recebem um CERTIFICADO, assinado pelo governador Raimundo Colombo, pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, pela presidente do Conselho Estadual de Cultura Mary Garcia e pelo presidente da FCC, Joceli de Souza.
Os agraciados deste ano serão: Aldo Krieger - Música (In Memoriam) - (Brusque); Amorabi - Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga Instituição (Joinville); Catavídeo - Cinema e Vídeo (Florianópolis); Cleber Teixeira - Letras (Rio de Janeiro); Doraci Girrulat - Artes Plásticas - (Rio do Sul); Jair Francisco Hamms - Letras (Florianópolis) ; José Acácio Santana - Música (In Memoriam) - (São Pedro de Alcântara); Pedro Dantas Rodrigues - Dança (Bahia); Péricles Prade - Letras (Rio dos Cedros); Sara Regina Poyares dos Reis - Patrimônio (Florianópolis).
Fonte: Assessoria de Comunicação da FCC