A Fundação Catarinense de Cultura também entrou no clima do Outubro Rosa. Primeiro foi O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, que desde o dia 3 ficou ainda mais rosa, com sua iluminação externa deacordo com a campanha. Nesta sexta-feira (14), a iluminação externa do Teatro álvaro de Carvalho também receberá a película rosa. A proposta é lembrar que este mês de outubro é dedicado à campanha internacional de conscientização contra o câncer de mama. "Entendemos que o engajamento da população ao movimento é uma forma de ajudar a salvar vidas. A FCC não poderia ficar fora", disse o presidente da Fundação Joceli de Souza.

Sobre o Outubro Rosa - O movimento foi criado em 1990, para promover a popularização de informações sobre a doença através de ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. A distribuição de laços rosas e panfletos informativos, realização de palestras e iluminação de monumentos e prédios são algumas das práticas mais comuns em apoio ao Outubro Rosa.

Sobre a doença - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - Inca, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum em mulheres. Todos os anos são diagnosticados cerca de 50 mil novos casos. Se detectada nos estágios iniciais, a chance de cura da doença aumenta para quase 95%. Por isso que iniciativas como o Outubro Rosa são tão importantes para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCC