Começou nesta segunda-feira a semana comemorativa dos 157 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina com o projeto Leia-me e Passe Adiante. A proposta é doar seiscentos livros à população da grande Florianópolis de forma aleatória, trezentos intitulados Cruz e Souza Simbolista e trezentos intitulados Mistérios de Santa Catarina, este trazendo a obra de Rodrigo de Haro.

O objetivo desta ação é comemorar o aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina incentivando a leitura e popularizando dois ilustres representantes da cultura local.

A ação já está ocorrendo e permanecerá ocorrendo até 31 de maio, dia do aniversário da instituição.

Os livros deverão ser colocados em bancos de praças, mesas de cafés, terminais de ônibus, bem como outros locais públicos que se apresentem a quem estiver executando a ação.

A proposta é que após a leitura cada livro seja novamente colocado em algum local público para que outras pessoas tenham acesso ao seu conteúdo. Eles também podem ser doados ou emprestados, enfim, o critério é a democratização do livro e o resultado esperado é estimular um sentimento de parceria em relação à apreensão do conhecimento.

A Fundação Catarinense de Cultura se reserva também o prazer de estimular a cidadania consciente.

Mais sobre a programação

SAIBA QUE :

Perca um livro e incentive a leitura entre as pessoas que você não conhece. Esse é o objetivo de um projeto lançado no Brasil, o Passe Adiante, e que já é habitual em outros 130 países. Trata-se de uma corrente de leitura que pretende aumentar o número de leitores no país: após ler um livro, a pessoa é convidada a deixar a publicação em um local público para que outro leitor possa ter acesso à obra. Por isso não estranhe se algum dia você encontrar um livro "perdido" em um banco de alguma praça.

Este texto foi disponibilizado no endereço eletrônico http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=774632

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCC