CIC Facebook Instagram

Marca GOV 110px

Estão abertas as inscrições para a Oficina Voz e Poesia, destinada ao público jovem e adulto, que ocorrerá nas Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Os encontros quinzenais serão ministrados pela atriz Morena Lopes, com duração de duas horas cada. Interessados podem se inscrever nesta primeira etapa pela Internet (neste link), até 18 de março. A segunda etapa de inscrições será presencial e ocorrerá de 21 a 25 de março, das 13h às 18h, na secretaria das Oficinas de Arte localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. 
 
O objetivo deste trabalho é desenvolver a intimidade com a palavra poética. A oficina é voltada a estudantes de Artes Cênicas, atores, poetas e demais interessados. Serão disponibilizadas 30 vagas. 
 
Todos os exercícios partirão da consciência corporal. O corpo como instrumento da expressividade vocal e da pulsão de cada palavra. Serão trabalhadas técnicas de respiração, flexibilidade e força, do yoga; soltura das articulações; movimentos vinculados aos sons; técnicas vocais: ressonância, vibratos, vocalizações, canto; leitura de poesias; técnicas de memorização do texto; ritmos e sensorialidades vocais. No encerramento do curso, será realizado um sarau aberto ao público. 
 
Sobre Morena Lopes
 
Morena Lopes é atriz profissional, cantora e bailarina há mais de 15 anos. Seu foco de pesquisa desde que ingressou na Escola de Arte Dramática da ECA/USP, em 2008, é a “Palavra: o texto poético falado de forma orgânica”. Em 2012 desenvolveu o projeto solo “A Poesia da Palavra”, o qual estreou e apresentou em alguns SESCs e Centros Culturais em São Paulo, levando a poesia de Hilda Hilst, Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, Manoel de Barros, Adélia Prado, Sofia de Mello B., Mário Quintana, e outros reconhecidos poetas, por diversos pontos da cidade. 
 
Em 2014 recebeu o prêmio de Apoio do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) para gravar seu primeiro álbum de músicas e poesias, denominado “Raízes Mamelucas”, o qual foi idealizadora, cantora e compositora. Durante oito anos em São Paulo, também cursou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT de Antunes Filho), participou do projeto “ Poeta em Cena” com direção de Helder Mariani e supervisão de Denise Weinberg. Realizou diversas leituras-dramáticas e peças teatrais baseadas em livros como “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, sob a direção de Antônio Rogério Toscano e “Dublinenses”, de James Joyce, sob a direção do ator Luis Damasceno. Como contadora de histórias atuou como voluntária na Fundação Dixtal com o programa “Um milhão de rodas de leitura” que tinha como objetivo incentivar crianças, jovens e adultos a ler em escolas da periferia de São Paulo, Contou histórias também no Lar Sírio Pró Infância no Tatuapé em São Paulo. Em Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) atua como atriz e contadora de histórias, com o espetáculo “ Beloquinha, A Maga das Palavras” de sua autoria.
 
Serviço:
 
O quê: Oficina Voz e Poesia
Aulas: de 28/03 a 06/06/2016, das 14h30 às 16h30  (oficinas quinzenais, às segundas-feiras, totalizando 6 encontros)
Onde: Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura 
Localizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Inscrições: 
Etapa online: até 18 de março, pelo link http://goo.gl/forms/r3bmLTlj4B
Etapa presencial: de 21 a 25 de março, das 13h às 18h.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (48) 3664-2639.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC