BPSCFacebook

Marca GOV 110px

O Setor de Documentação de Santa Catarina localiza-se no terceiro andar da BPSC. Tem como objetivo resgatar, guardar e preservar, além de disponibilizar à comunidade de qualquer faixa etária e nível cultural uma das mais valiosas coleções referentes à memória catarinense.

O acervo abrange todas as áreas do conhecimento, sendo constituído por documentos escritos sobre Santa Catarina e/ou editados no Estado. A Seção de Jornais Catarinenses estabelece o registro, organização e guarda dos jornais catarinenses.

O exemplar original mais antigo da coleção data de 1850 - é o exemplar nº 1 do jornal “Desterrense”, “O Novo Íris”. A Biblioteca possui ainda uma coleção de microfilmes onde aparecem exemplares que se iniciam com o “Catharinense”, fundado em 1831 por Jerônimo Coelho. O setor oferece Pesquisa Bibliográfica, mas os materiais não são suscetíveis de empréstimo domiciliar, só podem ser pesquisados no próprio setor, fotografados e/ou filmados sem uso do flash.

Biblioteca Pública abre formulário de agendamento para visitas guiadas

O formulário de agendamento para fazer uma visita guiada à Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) já está disponível. A partir de maio de 2024, todas às quintas-feiras, às 9h e às 14h30, a instituição cultural mais antiga do…

Biblioteca Pública de Santa Catarina abre inscrições para Oficina de Português com foco no CNU

Em abril, a Biblioteca Pública de Santa Catarina oferecerá uma Oficina direcionada ao conteúdo da prova de Língua Portuguesa do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”. As aulas ocorrerão nos dias 9, 10, 11, 16,…

Curso gratuito de Artes Cênicas ocorre na Biblioteca Pública de Santa Catarina aos sábados

Todos os sábados, a partir do dia 30 de março, o auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina será palco do curso gratuito de Artes Cênicas, formação de atores e diretores. No dia 16 de março haverá teste de admissão para as…