Cinema ao Vivo - Encouraçado Potemkin com trilha da banda ATR

Data:
23/01/2019 21:45
Local
Sala de Cinema do CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-202
Brasil

O Cinema ao Vivo está de volta em uma edição especial neste mês de janeiro, com a exibição do drama histórico Encouraçado Potemkin, um clássico do cinema mudo russo de 1925. A trilha sonora será feita ao vivo pela banda paulista ATR - Aeromoças e Tenistas Russas, no dia 23 de janeiro, às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). Os ingressos estarão à venda na bilheteria do CIC a partir de 22 de janeiro, por R$20 inteira e R$10 meia-entrada.

O projeto do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) recebe a banda ATR- Aeromoças e Tenistas Russas, de São Carlos (SP), que está em turnê pelo sul do Brasil. Os integrantes têm uma relação próxima com o campo audiovisual, seja pela formação acadêmica em cursos universitários de Cinema e TV ou pelo envolvimento com projetos de live cinema. Para o clássico russo, a ATR apresenta sua proposta de trilha sonora com elementos de synthwave.

“Escolhemos o filme O Encouraçado Potemkin pois ele representa um marco na história do cinema, utilizando técnicas de filmagem e montagem muito inovadoras para a época. Além disso, o enredo do filme, sobre uma revolta de marinheiros de um navio de guerra na Rússia czarista, nos faz pensar e traçar paralelos com o contexto atual”, afirma o guitarrista Gustavo Koshikumo. Sergei Eisenstein, o diretor do filme, frisou que gostaria que a produção tivesse sua trilha refeita de tempos em tempos para que ele ficasse sempre atual. “Usamos no palco três sintetizadores, bateria eletrônica e samplers. O resultado é bem diferente da versão original”, avisa o baixista Juliano Parreira. “A trilha foi composta num período de três meses em 2018, e já foi apresentada ao vivo no Sesc Jundiaí e no Sesc Bom Retiro” explica Eduardo Porto, baterista.

O filme*

Encouraçado Potemkin
Título original: Bronenosets Potyomkin
Ano: 1925
Duração: 1h12min
Direção: Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Grigori Aleksandrov
Elenco: Grigori Aleksandrov, Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Aleksandr Antonov
Gênero: Drama / Histórico
País: Rússia
Sinopse: Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.
(*Fonte: site Adoro Cinema)

A banda

ATR é um projeto de música instrumental que mescla dançantes vertentes do rock e da música eletrônica, como house music e synthwave. Os músicosp já realizaram mais de 400 shows pelo Brasil, incluindo importantes eventos como a Virada Cultural, Festival Universo Paralello, Festival Bananada, além de passagens pela América Latina e Europa, com destaque para as feiras Circulart, MIL e Primavera Pro.

Em 2018, comemoraram 10 anos de carreira com o lançamento do quinto trabalho autoral, o EP Mood, em que as experimentações com a estética eletrônica são ainda mais evidentes. O grupo é composto por Juliano Parreira (contabaixo e sinthbass), Gustavo Koshikumo (guitarra e sintetizador) e Eduardo Porto (bateria e spd-x).

O projeto

O Cinema ao Vivo teve início em 2015 e já adaptou para as telas quatro filmes, com a trilha sonora feita ao vivo a cada apresentação: Nosferatu (de F. W. Murnau, 1922), com a banda Skrotes; O Circo (de Charlie Chaplin, 1928), com a Banda da Lapa; A General (de Buster Keaton, 1926), com a Orquestra de Choro da Escola Livre de Música de Florianópolis; Tempos Modernos (de Charlie Chaplin, 1936), com a Orquestra Manancial da Alvorada; e Metrópolis (Fritz Lang, 1927), com Diogo de Haro e colaboração de Johanna Hirschler.

Sucesso incontestável de público, o projeto já levou quase 6 mil pessoas às 37 sessões que promoveu - todas com lotação esgotada. "A essência do Cinema ao Vivo é proporcionar ao público a oportunidade de assistir a grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial. Assim, resgatamos a tradição do antigo cinema mudo, em que, devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo a cada exibição, o que tornava cada sessão única. Agora, com mais recursos, é possível criar uma atmosfera, onde o passado e o presente ganham uma nova relevância em termos de experiência cinematográfica”, explica a administradora do MIS/SC, Ana Lígia Becker.

O quê: Cinema ao Vivo
Filme: Encouraçado Potemkin
Trilha sonora ao vivo: Banda ATR- Aeromoças e Tenistas Russas
Quando: 23 de janeiro de 2019, às 20h.
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia-entrada (mediante comprovação na entrada do evento).
À Venda nos dias 22 de janeiro (das 13h às 19h) e 23 de janeiro (das 13h até o horário do espetáculo), na bilheteria do CIC.
Classificação etária: 10 anos

O Serviço de Mapas não está disponível.

Todas as Datas:

• 23/01/2019 20:00