Balança, Bruxa!

Brasil

Balança, Bruxa!
Dia 26 de outubro de 2019, às 18h e às 20h

Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Florianópolis, o espetáculo musical “Balança, Bruxa!” apresenta uma história inédita e original, livremente inspirada nas obras de Franklin Cascaes, e com uma linguagem que alude aos grandes épicos cinematográficos de fantasia, tais como Harry Potter e Senhor dos Anéis. Um novo olhar ao mundo fantástico criado pelo artista catarinense, assim como aos tradicionais elementos da cultura ilhéu, como o cerco das tainhas, a renda de bilro, o costume da benzedura e a festa do Divino Espírito Santo.

O objetivo da peça é não só apresentar uma diferente perspectiva a um público já conhecedor e apreciador do artista e suas obras, como também atrair uma nova geração de consumidores ávidos pelas histórias e personagens mágicas das grandes franquias de entretenimento, mas tem pouca proximidade sobre todo o universo surrealista e místico criado por Cascaes, como a monstruosa Bruxa que se balança no alto de uma árvore no morro da Lagoa no conto "Balanço Bruxólico".

A Bruxa, entretanto, em "Balança, Bruxa", não é necessariamente uma vilã, como é usualmente representada, mas uma metáfora sobre a liberdade em meio à imposição dos ritos e tradições. Outra novidade é a apresentação de consagradas canções regionais em releituras melódicas originais. Entre elas estão o "Rancho de Amor à Ilha" de Zininho e "Itaguaçu" de Luiz Henrique Rosa, além de quatro canções totalmente inéditas: "Cultivar", "Divina", "Essa Saudade" e a música tema "Balança, Bruxa!".

Nesta estratégia de se conectar a novos públicos, estão sendo elaboradas ainda várias ações transmidiáticas, que expandem a história para além do teatro. A principal delas é o perfil no Instagram do personagem Vinícius, apresentado com um projeto pessoal de investigação sobre as bruxas e as bruxarias da Ilha da Magia, através de imagens, ilustrações e vídeos. Essas ações são desenvolvidas pelo o grupo de pesquisa e extensão LAB DAT - Laboratório em Design, Audiovisual e Transmídia - da Universidade Federal de Santa Catarina e sob coordenação do Prof. Dr. André Luiz Sens, que também é responsável pela produção executiva da peça.

O espetáculo será acessível em LIBRAS e a disponibilização do ingresso acontecerá 1h antes de cada sessão, gratuitamente.

SINOPSE
Você será embalado pela emocionante história de uma ilha mágica, repleta de encantos e também de mistérios. Sob a força dos ritos e tradições, a aparição da Bruxa vai balançar a vida de seus personagens, mexer com os sentimentos mais profundos e revelar a existência de algo muito mais poderoso: a liberdade.

FICHA TÉCNICA

Produção: LAB DAT
Direção geral: Jamil Vigano
Produção executiva: André Luiz Sens
Produção e direção musical: Rafael Sardá
Direção de palco: Glayce Duarte
Produção artística e figurino: Luíza Campos
Produção e Contrarregragem: Ariely Suptitz, Daniel Oliveira, Julia Juskow, Larah Roncalio, Rodrigo Witte e Thaís Schiavinoto.
Elenco: Carol Bandeira, Eduardo Trojan, Gabriela Roumeliotis, Ismael Loch, Joel Vigano e Notli Airan.
Intérpretes de LIBRAS: Deise Leonel e Aline Iolanda
Cenografia: Kmikazee Cenários
Maquiagem: Lívia Erthal
Técnico de Som: João Medeiros
Iluminação: Gabriel Velasques
Gravação e Fotografia: Fernando São Thiago e Caroline Daufemback

Valor dos ingressos:  Entrada gratuita.

**Retirada de ingressos [a definir]. Ingressos não numerados.

O Serviço de Mapas não está disponível.

Todas as Datas:

• 26/10/2019 18:00